Escolas municipais podem ter robô para auxiliar no contexto da educação híbrida

O secretário Nouga Cardoso disse que, com a pandemia, é necessário investir em tecnologia educacional, ampliar as possibilidades do uso de ferramentas variadas e preparar os alunos para o futuro

Por Portal O Piauí em 15/07/2022 às 22:09:37
O equipamento pode ser utilizado pelos professores em aulas remotas, conferências e outras atividades que necessitem de transmissão digital de qualidade

O equipamento pode ser utilizado pelos professores em aulas remotas, conferências e outras atividades que necessitem de transmissão digital de qualidade

Em busca de potencializar o uso de ferramentas tecnológicas nas escolas municipais de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está conhecendo projetos inovadores na área. Na quinta-feira (14), o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, e a equipe de gerentes da Secretaria participaram de uma conferência para apresentação de um robô que pode auxiliar no contexto da educação híbrida.

A máquina concentra todos os dispositivos tecnológicos em uma espécie de robô de alta definição, capaz de captar e transmitir imagens e sons em tempo real. O equipamento pode ser utilizado pelos professores em aulas remotas, conferências e outras atividades que necessitem de transmissão digital de qualidade.

Segundo o secretário, conhecer projetos inovadores vai ajudar na elaboração de um edital de chamada pública para aquisição de um sistema tecnológico contínuo na Rede.


O secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, disse que é preciso inovar na área da tecnologia no sentido de ampliar o ensino-aprendizagem e os conhecimentos dos alunos


"Com a pandemia, percebemos como é necessário investir em tecnologia educacional, ampliar as possibilidades do uso de ferramentas variadas e preparar nossos alunos para o futuro. O Prefeito já conheceu o projeto do robô e queríamos avaliar junto com a equipe técnica da Secretaria os benefícios desse tipo de investimento. Não quer dizer que vamos adquirir o equipamento em questão, mas conhecendo os detalhes podemos buscar outras ideias, avaliar concorrentes e construir um projeto para somar com as demais ações planejadas nesse sentido", explica Nouga.

As estratégias educacionais com destaque para o uso de tecnologias é uma exigência do prefeito Dr. Pessoa à Semec. "O prefeito nos cobra urgência em levar tecnologia de qualidade para as escolas. Em breve entregaremos tablets aos alunos, mas tudo deve convergir para um plano educacional digital integrado", conclui o secretário Nouga.


Semec faz balanço do primeiro semestre letivo de 2022

Superintendentes e gerentes escolares da Rede Municipal de Educação de Teresina participaram de uma reunião, juntamente com o secretário Nouga Cardoso, para avaliarem o primeiro semestre letivo de 2022. O encontro ocorreu no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, zona Norte da capital.

"É uma avaliação necessária que a gerência de Ensino faz sobre aquilo que aconteceu no semestre letivo, onde se analisam as intercorrências e se socializam os avanços obtidos, considerando que a gente teve acesso às notas das últimas avaliações que os alunos realizaram", afirma o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso.

O secretário acrescenta que a avaliação semestral é um momento de compartilhamento de dados e de troca de experiências de suma importância, que contribui para o desenvolvimento do ensino. A partir das considerações, serão elaboradas as intervenções a se adotar no próximo semestre nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

"É através de avaliações periódicas que a Semec busca alcançar e atender as metas de excelência para garantir uma educação de qualidade à todas as escolas da Rede Municipal de Teresina", conclui Nouga Cardoso.


Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes