Piauí não tem municípios na lista dos mais violentos do país, revela anuário brasileiro

Em Teresina, a redução dos homicídios em junho, até o momento, foi de 13%, em relação ao mesmo mês de 2021

Por Portal O Piauí em 30/06/2022 às 13:23:56

Nenhuma cidade piauiense está na lista dos 30 municípios mais violentos do Brasil. A confirmação consta no Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2022, divulgado pelo Fórum Brasileiro da Segurança Pública. A publicação se baseia em dados de ocorrências do ano de 2021, fornecidos pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados e pelo IBGE. A relação das 30 cidades com as maiores taxas médias de Morte Violentas Intencionais (MVIs), entre 2019 e 2021, não inclui nenhum município piauiense.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) segue trabalhando para manter o Piauí entre os estados menos violentos do país. Segundo o setor de estatística do órgão, no mesmo ano de 2021, 103 municípios piauienses não registraram assassinatos, uma demonstração de eficiência das estratégias de policiamento e da política de segurança.

Para 2022, a expectativa da SSP é reduzir as estatísticas de MVIs. "E já estamos conseguindo. Em junho deste ano houve tendência de queda nas mortes violentas intencionais. Teresina já registra 13% de redução nos homicídios em relação a junho de 2021" afirma o secretário da Segurança, Rubens Pereira. Os dados são provisórios já que o mês de junho ainda não acabou.

Recentes investimentos no setor potencializam os resultados do combate à criminalidade. O governo adquiriu e entregou à Polícia Militar, 340 motos, um investimento de R$ 12 milhões. No âmbito do policiamento comunitário, a PM implementou o ciclopatrulhamento.

Segundo números, apresentados pela diretoria de inteligência da PM-PI, referentes aos primeiros cinco meses de 2022, aumentou em 39% a quantidade de armas apreendidas no Estado, 451 ao todo, em relação ao mesmo período de 2021. As ocorrências bem-sucedidas, que resultaram em apreensão de drogas e tráfico, aumentaram 64%. As estatísticas indicam ainda que o número de veículos roubados/furtados recuperados cresceu 36% totalizando 1.303 bens restituídos.

A atuação da força tarefa da Segurança Pública, envolvendo as polícias estaduais e federais no combate às facções criminosas no litoral, é uma das ações de destaque de enfrentamento à violência, em execução no Piauí. Em Teresina, as forças de segurança concentram esforços no cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, visando tirar das ruas criminosos procurados pela justiça por condenação ou prisão cautelar.

A atuação integrada com o Ministério da Justiça é outra estratégia destacada. Nessa quarta-feira (29), o secretário da Segurança, Rubens Pereira, se reuniu com um representante da Secretaria de Operações Integradas do MJ, articulando ações de enfrentamento à criminalidade.

"É muito importante, sobretudo quanto aos crimes que têm atuação das organizações criminosas de forma regional. É uma troca de informações com os serviços de inteligência dos estados do Ceará, Maranhão e Bahia" ressaltou Pereira.

Reforço tem motos e bicicletas

As ações de segurança pública e combate ao crime organizado ganharão dois novos reforços agora em maio. Além de 340 motocicletas que passam a integram o motopatrulhamento ostensivo nas principais cidades do Piauí, 40 bicicletas vão circular nos locais de grande concentração de pessoas em Teresina (praças, parques, academias populares, pistas de corridas e caminhadas) e que são propícios a assaltos e outros crimes.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel da PM Rubens Pereira, explica que já existe um planejamento de segurança consolidado, advindo de estratégias orçamentárias estabelecidas pelo governo. "Já há um planejamento em andamento que não pode ser alterado, mas a governadora Regina Sousa dá o seu tom, dando continuidade às obras ainda não concluídas, como reformas de delegacias, construção de unidades de segurança pública integradas no interior do Estado.


Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes