Mulheres empreendedoras do Quilombo Mimbó recebem certificação sobre negócio da moda

O programa ensinou as mulheres empreendedoras do Mimbó sobre as perspectivas do mundo dos negócios

Por Portal O Piauí em 28/06/2022 às 13:56:05

Para orientar e desenvolver o espírito empreendedor feminino nas moradoras do Quilombo Mimbó, no município de Amarante, a 170 quilômetros de Teresina, a Junior Achievement (JA Piauí), com o apoio da SPE Piauí Conectado, capacitou 18 mulheres da comunidade na teoria e prática dos principais métodos para abrir um negócio.

O Programa Mulheres Empreendedoras é uma das ações viabilizadas pela iniciativa Mimbó Conectado, que levou rede de fibra óptica com internet de alta qualidade, bem como ações sociais para os 600 moradores da tradicional comunidade quilombola, uma das mais antigas do Piauí.

Viviane Moura, que coordenou a PPP Piauí Conectado e idealizou o Mimbó Conectado, considerando como o maior projeto de inclusão social de um quilombo no Brasil, disse que a certificação das mulheres empreendedoras do Mimbó é uma conquista muito importante e um passo decisivo na melhoria dos negócios das artesãs locais.

Ela disse que junto com isso, haverá uma vitrine virtual que servirá para a exposição e comercialização dos produtos. "O mundo inteiro vai conhecer os produtos feitos pelas artesãs do Mimbó. Haverá maior valorização dos trabalhos e uma grande visibilidade do quilombo que tem uma história importante e potencialidade na área do turismo", comenta Viviane.

ANÁLISE. Viviane Moura, que coordenou o projeto Mimbó Conectado com internet de alta velocidade e tablets nas escolas públicas locais e Wi-Fi nos espaços públicos de convivência, disse que o quilombo está passando por uma transformação social que chama à atenção de outras comunidades tradicionais no Brasil pelo impacto na educação e na inclusão digital. Segundo ela, os avanços são fruto da contrapartida social de Parceria Público-Privada, liderada por executivos da PPP Piauí Conectado.


As mulheres empreendedoras da comunidade vivenciaram cinco dias de aprendizagem teórica e prática com "passo a passo" dos principais métodos para abrir um empreendimento. Charlene Queiroz, coordenadora de projetos sociais da Piauí Conectado, destaca a importância da iniciativa e ressalta que a força da mulher empreendedora está em evidência.

"A mulher tem uma força extraordinária, sensibilidade e determinação que fazem toda a diferença quando o assunto é empreendedorismo. Com essa capacitação, as empreendedoras do Mimbó ficarão mais preparadas e dinâmicas, capazes de montar e gerir seus negócios com mais segurança e rentabilidade", afirma a coordenadora.

O programa ensinou às participantes sobre as perspectivas do mundo dos negócios, considerando temas como o planejamento orçamentário familiar, características de uma empreendedora de sucesso, criação de plano de negócio e análise de mercado.


A moda produzida no Mimbó chama muito à atenção e desperta o interesse de grandes designers

O Mimbó Conectado é apenas uma das muitas conquistas alcançadas pela Piauí Conectado, que completou três anos de implantação, neste mês de junho. Resultado da primeira PPP do setor de telecomunicações do Brasil, o projeto já levou acesso à internet banda larga para 168 municípios, beneficiando 2,9 milhões de pessoas através da instalação de uma rede de fibra óptica de qualidade e menor custo em escolas, hospitais, delegacias e órgãos estaduais, além de pontos de acesso com wi-fi livre e gratuito em praças e outros espaços públicos.

Ademais, a PPP Piauí Conectado garantiu ambientes de aprendizagem seguros, inclusivos e eficazes para todos: já são mais de 205 mil alunos beneficiados em escolas públicas. As perspectivas de futuro, uma vez finalizada sua implantação completa nos 224 municípios do Estado, apontam quase 300 mil estudantes beneficiados pelo projeto. Outro destaque é a redução significativa nos custos com contratos de links de internet e infraestrutura geral de conectividade. O projeto já proporcionou uma economia de cerca de R$ 106 milhões para o Estado.

Até o fim de 2024, o Piauí ficará 100% conectado, gerando melhorias na prestação do serviço público e na qualidade de vida da população. Ao final das obras, o Estado terá uma das redes de telecomunicação mais modernas do mundo, com mais de 11 mil km de fibra óptica instalados, e estará preparado para as tecnologias futuras como a chegada do 5G.

Inclusão digital por meio da tecnologia sustentável amplia as perspectivas das mulheres empreendedoras do Quilombo Mimbó, no município de Amarante.

O caso da PPP Piauí Conectado se destaca por usar a telecomunicação como vetor de desenvolvimento, descentralizando o acesso à internet dos grandes centros urbanos e levando inclusão digital para cidades de menor porte. O Piauí possui, majoritariamente, cidades com baixa população, com menos de 50 mil habitantes, muitas delas inferior a 10 mil, o que dificulta que esses municípios tenham condições de sozinhos atrair investidores para construção de uma infraestrutura de internet adequada e eficaz.



Ao sanar esta dificuldade e promover a expansão da internet no Estado, a PPP aumentou a quantidade de acessos à rede. Só nos pontos de acesso público (PAPs) já são 168 mil GB de dados baixados e 21 mil GB de dados carregados.

No eixo ambiental, o projeto é relevante por usar a tecnologia da fibra óptica para padrões mais sustentáveis de produção e consumo, integrando medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos de atuação.

O potencial do projeto indica que, em 30 anos, terão sido evitadas 277 toneladas de emissões de poluentes na atmosfera. Para efeitos de comparação, seria necessária uma área verde equivalente a 24 campos de futebol para alcançar essa marca. Além disso, com a utilização da fibra óptica, o rejeito de mineração evitado pela não exploração do cobre será de 1.619 toneladas.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes