Regina Sousa lança edital do Sisu 2022 da Uespi com 1.965 vagas e elogia o núcleo Nufperpi

Este núcleo é fruto de contrapartidas sociais do programa de Parcerias Público-Privada, PPPs

Por Portal O Piauí em 21/06/2022 às 11:02:06
Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí

Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí

A governadora Regina Sousa lançou, nesta terça-feira, dia 21, o edital do Sisu 2022 durante visita ao Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (Nufperpi), no Centro de Formação Antonino Freire. O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) irá ofertar 1.965 vagas para os cursos presenciais, distribuídas em 56 cursos dos 12 campi da Uespi.

Foram instalados no Instituto Antonino Freire dois laboratórios. Um que simulam toda a tecnologia utilizada pelo Piauí Conectado e outro para o curso de Engenharia Elétrica, que permite que os estudantes possam fazer estudos e aplicar ciência sobre a captação de energia limpa.

Regina Sousa parabenizou a iniciativa do núcleo em oferecer aos docentes novos saberes nas áreas de tecnologia, energia eólica e solar. Disse que ficou encantada em ver como a Uespi está criando instrumentos para envolver seus alunos e a comunidade.

"Temos aqui um mundo de possibilidades desenvolvido nessas salas silenciosamente e que todos precisam saber, precisa ser divulgado. Feliz também em lançar o Sisu, é sempre bom saber que estamos dando oportunidade para as pessoas melhorarem seus conhecimentos por meio do ensino superior. Dificuldades sempre teremos, mas estamos resolvendo sempre dentro das nossas possibilidades", disse a governadora.

Viviane Moura, que coordenou o projeto social de criação do Nufperpi, disse, nesta terça-feira, 21, que ficou muito feliz com o elogio da governadora Regina Sousa à estrutura do núcleo que está em funcionamento, beneficiando os alunos e toda a sociedade.

Segundo Viviane, o espaço é inovador e que os dois núcleos são capazes de formar muitas pessoas para o mercado de trabalho do Piauí nestas áreas que estão em ascensão, como energias renováveis e telecomunicação.

Viviane com executivos da Piauí Conectado. Registro feito no início do projeto de criação do Nufperpi, que hoje contribui com a formação de pessoas que vão atuar no mercado de energias renováveis e telecomunicações


"É com muita felicidade que recebo esta informação de que a nossa governadora falou sobre a importância do núcleo para a formação de mão-de-obra para atender o mercado de trabalho do Piauí e de outras regiões. Este é um dos projetos que nos orgulha muito. Foi um dos momentos felizes que tive foi quando inauguramos esta estrutura que se deve ao empenho das importantes concessionários da PPP de Energias Limpas (Rio Poti Energia, GM Energia e Energias Sustentáveis do Piauí)", falou Viviane.

O núcleo foi criado para atender uma demanda do mercado piauiense com a formação especializada de mão-de-obra. Hoje, há grandes empreendimentos no Piauí tanto na área de energia renovável, como na de telecomunicação, dai a necessidade de se ampliar o número de profissionais que serão utilizados nestes empregos.

"O estado do Piauí, por exemplo, é o mais fibrado do país. Então precisamos formar mão-de-obra antes da tecnologia chegar para ser usada quando necessário. A outra questão diz respeito às energias renováveis, temos hoje grandes empreendimentos nessa área e também precisamos ter bons profissionais para atender essa demanda", explicou Ruan de Aguiar, coordenador do Nufperpi.

Regina Sousa fica encantada com o Nufperpi e diz que as pessoas precisam conhecê-lo


De acordo com o secretário da Educação, Ellen Gera, a Seduc vai fazer toda a mobilização dos estudantes que estão no perfil do edital para que seja ampliada a inclusão universitária no Piauí. "Nós já somos destaque nessa inclusão e já temos a presença do ensino superior em todos os municípios e a cada medição que nós fazemos o Piauí tem sempre se destacado na taxa liquida de inclusão universitária", disse o gestor.

Segundo o reitor da Uespi, os alunos precisam ficar atentos para não perderem seus prazos de inscrição e fazer suas opções. "É esse apelo que fazemos aos nossos estudantes, para não perder o momento de fazer a opção e colocar a Uespi como sua escolha", lembrou Evandro Alberto. O professor informou ainda que 50% das vagas estão direcionadas para ações afirmativas.



A importância do Núcleo de Formação em Energias Renováveis e Telecomunicação do Piauí (Nufperpi)

O Núcleo de Formação em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi) vai contribuir com a capacitação profissional, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos piauienses a partir da geração e aplicação do conhecimento científico e tecnológico em energias limpas.

O núcleo é resultado de uma colaboração entre a Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e as concessionárias da PPP de Energias Limpas (Rio Poti Energia, GM Energia e Energias Sustentáveis do Piauí).

A inauguração do Nufperpi ocorreu no mês de março. Os cursos e a programação de atividades do Núcleo foram lançados na inauguração, com os cursos de Introdução a Sistemas Fotovoltaicos e o de Sistema de Bombeamento com Energia Solar.

Ambos serão na modalidade híbrida, em respeito aos decretos de funcionamento dos órgãos devido à pandemia da Covid-19, e terão aulas teóricas e práticas. Os cursos possuem carga horária de 60 horas e emitirão certificados.

Os laboratórios fazem parte da política de contrapartida social das concessionárias de serviços públicos do Programa de PPP Piauí e os alunos beneficiados comemoram o compromisso do projeto com a transformação de vidas por meio da educação.

O Núcleo aprimoram os estudos de pesquisa e extensão de alunos e professores, além de gerar serviços de formação de mão de obra especializada para comunidade. A contribuição da Uespi nesse projeto será na gestão, no conhecimento acadêmico e encaminhando dos alunos para o mercado de trabalho.

"Minha expectativa em relação aos laboratórios do Nufperpi é positiva, pois é uma oportunidade de colocarmos em prática todo o conhecimento adquirido durante a formação também ofertada pelo núcleo. Isso é muito satisfatório para mim porque vou desenvolver habilidades a serem implementadas no mercado de trabalho e vamos transformar vidas, que é o propósito desse grande projeto", destaca Hizadora Lima, estudante de Engenharia Elétrica da Uespi.



Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes