Piauí tem o maior programa de empreendedorismo feminino do mundo com origem nas PPPs

Ao iniciar o projeto, Viviane Moura disse que será um dos mais importantes do Brasil e do mundo devido à visibilidade que dá às mulheres que desenvolvem os próprios negócios.

Por Portal O Piauí em 05/04/2022 às 07:01:04
A governador Regina Sousa e a superintendente da Suparc, Érica Feitosa

A governador Regina Sousa e a superintendente da Suparc, Érica Feitosa

O Piauí dá mais um passo em inovação na área das parcerias público-privadas pela inclusão social. Já tem o prêmio mundial da ONU de melhor PPP do Mundo e agora caminha para ter o mais inovador programa do Brasil no setor de empreendedorismo feminino liderado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).

Ao iniciar o projeto, Viviane Moura disse que será um dos mais importantes do Brasil e do mundo devido à visibilidade que dá às mulheres que têm desenvolve seus próprios negócios. A governadora Regina Sousa disse que está é uma das áreas que ele vai priorizar. A exemplo disso, iniciou no Quilombo Mimbó, em Amarante, o projeto de criação de marca própria da comunidade com o objetivo de incluir as mulheres do local que são empreendedoras da moda.

Os objetivos do programa vão desde a capacitação, qualificação e orientação das mulheres de todo o Piauí quanto ao acesso ao crédito, visando apoiar o surgimento e formação de novos negócios, garantir igualdade, segurança econômica e transformação social da vida de milhares de mulheres empreendedoras em diversos segmentos.

Esse é o objetivo do Programa Empreendendo Vidas, idealizado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e que será executado em conjunto com as concessionárias de PPP do Piauí, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado – Piauí Fomento.

O Programa Empreendendo Vidas tem início a partir de abril de 2022, atuando de forma gradual e sistemática, inicialmente com a formação de turmas piloto na capital e posteriormente com expansão para o interior.

Regina reuniu equipe da Suparc para tratar sobre o programa de empreendedorismo feminino apoiado pelas PPPs. O projeto já incluiu várias mulheres no Piauí.


Este foi um dos projetos discutidos na manhã desta segunda-feira (04) no encontro da superintendente Érica Feitosa e sua equipe da Suparc com a nova governadora empossada, Regina Sousa, e o novo secretário de Governo, Antônio Rodrigues Neto, para tratar de forma geral dos projetos de parceria público-privada em andamento e potenciais para 2022.

Uma das ações do Programa é o Costurando o Empreendedorismo, com o objetivo de garantir qualificação profissional e contínua dos trabalhadores e empreendedores da área do Mercado Têxtil do Piauí.

Através de parcerias, o Novo Piauí Center vai viabilizar um grande Projeto de Capacitação e Formação Técnica Profissionalizante com carga horária de 480 horas/aula que iniciará a partir de abril, onde serão exploradas técnicas avançadas em gestão de negócio. Ao final do curso, os participantes aptos e motivados a empreender, serão encaminhados a segunda fase, no qual terão suas ideias ou empreendimento incubados pelo período necessário a sua inserção e estabilização no mercado.

A moda do Quilombo Mimbó que é apoiada pela governadora Regina Sousa


Regina Sousa apoia a inclusão das mulheres do Mimbó

Já o projeto de extensão Produzindo o Futuro: Aromas e Sabores do Empreender visa proporcionar aos membros das entidades assistenciais beneficiadas pelo Banco de Alimentos conhecimentos sobre técnicas de conservação de alimentos e aplicações culinárias que possam originar novos produtos e gerar fonte de renda por parte dessa população. Neste projeto, o Instituto Federal do Piauí vai disponibilizar alunos da instituição para a realização dessas oficinas.

O terceiro projeto desenvolvido é o Mulheres Para o Mercado Empreendedor. Nele, as concessionárias do programa de PPP do Estado do Piauí, se dispõem a oferecer palestras e oficinas com temas fundamentais para a inclusão digital de mulher empreendedora e seus negócios, como Marketing Digital, Gestão de Social Média e até mesmo tutoriais de utilização de plataformas de comunicação como o WhatsApp Business.

O Sebrae e IFPI, por sua vez, entram no Mulheres Para o Mercado, ao viabilizar e promover palestras, cursos e oficinas já disponíveis em suas plataformas e voltadas para o empreendedorismo.

Projetos das PPP do Piauí já são excelência em transformação social

Situada na zona rural de Amarante, Mimbó é a primeira comunidade quilombola beneficiada com fibra óptica. Por meio do Projeto Mimbó Conectado, 67 residências de estudantes serão conectadas com a internet banda larga e também serão instalados cinco pontos de acesso público na região. A comunidade será contemplada ainda com 98 tablets e um sistema de vendas on-line, incentivando o comércio local.

Ao todo, cerca de 600 pessoas serão beneficiadas. "Recebemos com muito entusiasmo os projetos aqui entregues com os pontos de internet e também as novidades para nossa comunidade na área da educação, com as salas equipadas e os cursos que iremos fazer mais à frente. É uma política de qualidade que alcança todo o potencial que o Quilombo Mimbó pode oferecer", declarou Marta Paixão, presidente do Conselho Comunitário de Moradores.

Este é apenas um dos projetos sociais da PPP Piauí Conectado, que já foi selecionada para fazer parte do Bright Green Book 2, um livro sobre iniciativas sustentáveis e de transformação social produzido com o apoio da ONU, como um dos projetos mais emblemáticos da publicação.

Também reconhecido pela ONU, o projeto da Nova Ceasa foi escolhido como a melhor PPP do mundo por colocar o bem-estar das pessoas em primeiro lugar. Ao todo, as concessionárias de PP do Piauí somam mais de 20 projetos sociais em execução no estado.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes