Tecnologias do Mimbó Conectado emocionam crianças no primeiro dia de aula após dois anos

Forte emoção marca as crianças que voltaram à sala de aula no quilombo Mimbó usando tecnologias de ponta e de alta velocidade

Por Por Djalma Batista, editor e repórter em 30/03/2022 às 09:47:05
Crianças se emocionaram nesta terça-feira com as tecnologias no primeiro dia de aula após dois anos

Crianças se emocionaram nesta terça-feira com as tecnologias no primeiro dia de aula após dois anos

O projeto Mimbó Conectado, com internet gratuita de alta velocidade e tablets, inaugurado no último domingo (27), já gera efeitos positivos no quilombo do Mimbó, em Amarante, no Piauí. Muitos avaliam e conhecem o valor da tecnologia na educação, mas somente quem nunca teve acesso a isso sente mais forte o poder desta inclusão.

Foi o que ocorreu, nessa terça-feira (29), com as crianças da Unidade Escolar Pedro Rabelo da Paixão, no Quilombo Mimbó, no primeiro dia de aula após dois anos excluídas do ensino por causa da pandemia. No caso delas, a situação foi mais que emblemática. Não tiveram neste período aulas presenciais e nem on-line, já que estavam excluídas do universo tecnológico.

O valor que essas crianças dão para a tecnologia na sala de aula foi descrito nessa terça-feira ao PORTALOPIAUI.COM pela professora do 5º ano da Unidade Escolar do Pedro Rabelo da Paixão, localizada no Mimbó, Carla Juliana.

"As crianças sentiram uma emoção muito forte quando baixamos os jogos educativos pela internet e elas começaram a estudar, juntando as palavras, de sílaba em sílaba", descreve Carla Juliana. Dos 16 alunos da turma, apenas seis são alfabetizados, ou seja, sabem ler e escrever.

Segundo ela, o uso da tecnologia na sala de aula foi muito importante por prender a atenção das crianças aos jogos educativos, tanto que nem queriam ir para o recreio, tamanha era a motivação e empolgação. "Para muitos deles, essa foi a primeira vez que tiveram acesso à internet, a tablets e a jogos educativos", afirmou Carla Juliana.

No primeiro dia de aula após dois anos, crianças se emocionam com tecnologias

Nas palavras da educadora, o futuro das crianças será promissor; está bem próximo e com resultados além de satisfatórios. Isso porque a professora avalia que, diante do ritmo de uso da tecnologia e do interesse pelas aulas, até o fim deste ano, todos os alunos estarão alfabetizados.

Quem também sentiu os efeitos imediatos da tecnologia na vida das crianças foi Idelzuita Rabelo da Paixão, filha de fundadores do quilombo e primeira professora aposentada do Mimbó. Ela disse que seus netos e a filha de criação estão encantados com a tecnologia pelas chances de evoluírem nos estudos e pesquisas. Afirmou que, com a internet e tablets, ficou mais fácil buscar as respostas para as diversas questões que aparecem todo momento.

"Estamos orgulhosos pelas conquistas. Todos do Mimbó estão de parabéns. Antes, era preciso pagar reforço de um professor para tirar as dúvidas dos alunos. Tinha coisa que elas não entendiam. Agora, com os tablets e internet, eles vão buscar as respostas. As crianças estão muito alegres, buscando as palavras sem ninguém ajudar. Isso é muito emocionante", falou Idelzuita, símbolo de resistência e preservação da cultura local, já que mantém viva a tradição do "Pagode do Mimbó", uma dança que vem da época dos seus ancestrais.

A tecnologia no local, além de levar a educação para os mais altos degraus, é também sinônimo de inclusão educacional de mulheres. Será ofertado um curso on-line para 15 meninas sobre o uso das redes sociais por meio da Universidade Livre, que é promovido pela Articulação de Mulheres Brasileiras (ANB).

Criança da unidade escolar do Mimbó usa tablets para estudar e pesquisar

Mas não para por aí, não. Segundo Marta Paixão, presidente da Associação Comunitária, graças ao projeto Mimbó Conectado, a comunidade já recebeu a sala de mediação tecnológica e terá o primeiro curso preparatório para o Enem, que facilita o acesso ao ensino superior e o curso superior de Turismo a distância pela Universidade Aberta do Brasil.

"Os moradores estão muito felizes com as conquistas. A educação deu um excelente salto, tanto de ampliação como de qualidade; e queremos ser grande referência em Educação no Brasil. Com o curso preparatório para o Enem, com a sala de mediação e outros meios tecnológicos, em pouco tempo, o Mimbó vai receber alunos de outras regiões do Estado e do país", falou Marta.

Segundo ela, as conquistas se devem ao trabalho e empenho da vice-governadora Regina Sousa, da superintendente de Concessões e Parcerias (Suparc-PI), Viviane Moura, que esteve na comunidade com executivos da PPP Piauí Conectado, para colocarem em prática o projeto, bem como do governador Wellington Dias.

A professora Carla Juliana falou sobre a emoção dos alunos diante das tecnologias

"Em primeiro lugar agradecemos a nossa patrona Regina Sousa, à Viviane Moura, ao Edson Ribeiro e Emerson Silva, ambos da Piauí Conectado, ao secretário estadual da Educação, Ellen Gera, ao governador Wellington Dias, e a todos que olharam com atenção para o Mimbó. São mais de 200 anos de espera, mas agora estamos felizes com os benefícios na nossa comunidade", falou Marta.

Ramon Paixão, um jovem educador digital, comunicador popular e membro da Associação Comunitária da comunidade, avalia que o projeto Mimbó Conectado, além de dar visibilidade aos empreendedores, provoca impactos importantes na educação e cultura dos moradores.

"O coletivo de mulheres, que trabalha com o reaproveitamento de matéria-prima, poder divulgar seus produtos; e a expectativa é de que haja uma melhora no número de vendas. Esperamos também que melhore os índices educacionais do Mimbó, visto que a internet é fonte de informação; e, com certeza, contribuirá com as áreas do ensino e da aprendizagem", concluiu Ramon, que administra as redes sociais do quilombo.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes