Mulheres do PiauĂ­ tĂȘm serviços integrados em nova sede inaugurada na capital

O local tem vĂĄrios serviços para que as mulheres tratem sobre situações diversas no mesmo local

Por Portal O Piauí em 15/12/2021 às 15:58:18

A nova sede da Coordenadoria Estadual de PolĂ­ticas para as Mulheres (CEPM) foi inaugurada, na Ășltima segunda-feira (13), no bairro Aeroporto, zona norte de Teresina. O local também terĂĄ os serviços da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)/Norte, Patrulha Maria da Penha, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, além do Centro de ReferĂȘncia Francisca Trindade.

A inauguração teve a apresentação do Grupo Cultural Afro Ulu AyĂȘ e depois a entrega do selo do Programa do Pró Equidade de GĂȘnero, Raça e Diversidade para os órgãos Secretaria de Estado da AssistĂȘncia Social, Trabalho e Cidadania (Sasc), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Secretaria de Estado da Segurança PĂșblica (SSPM), Coordenadoria de Estado de Enfrentamento às Drogas (Cedrogras) e Coordenadoria de Estado da Juventude (Cojuv).

Também foi realizado a formalização dos Organismos de PolĂ­ticas para as Mulheres (OPMs) dos municĂ­pios de LuĂ­s Correia, Guadalupe, Palmeirais, Alto LongĂĄ, Marcos Parente e José de Freitas, e entrega de computadores completos para serem utilizados nas Coordenadorias de mulheres municipais.

Além disso, a Patrulha Maria da Penha recebeu do subcomandante-geral da PM, coronel Sousa Filho, uma viatura Duster especializada para os serviços de enfrentamento à violĂȘncia doméstica. A Patrulha Maria da Penha tem como atribuição atender às mulheres vĂ­timas de violĂȘncia amparadas por medida protetiva de urgĂȘncia; realizar visitas domiciliares às famĂ­lias em contexto de violĂȘncia doméstica enquanto perdurar o risco e elaborar em conjunto com as vĂ­timas de violĂȘncia doméstica um plano de segurança individual para assim atingir os objetivos, aumentando a sensação de segurança das vĂ­timas de violĂȘncia doméstica; interromper o ciclo da violĂȘncia; inibir a ação do agressor; prevenir a ocorrĂȘncia de novos episódios e fazer cumprir as medidas protetivas de urgĂȘncia.

Durante a solenidade estiveram presentes representantes dos órgãos de enfrentamento à violĂȘncia doméstica e sociedade civil. "Esse momento de inauguração da sede consolida um trabalho realizado pela Rede de Enfrentamento à violĂȘncia doméstica. Todas as pessoas que contribuem para o empoderamento da mulher e quebra do ciclo de violĂȘncia da mulher serão beneficiadas com a nova sede", pontuou, durante o evento, a coordenadora de Estado de PolĂ­ticas para as mulheres, Zenaide Lustosa.

"O novo espaço da CEPM permitirĂĄ que as mulheres possam ser atendidas de forma integrada em um Ășnico espaço. É muito importante esse trabalho dos serviços para as mulheres acontecer de forma integrada e ter nesse lugar um espaço para patrulha Maria da Penha, conselho da mulher e delegacia vai permitir que as mulheres quebrem o ciclo de violĂȘncia" declarou a coordenadora.

"Esse momento é de avanço para as mulheres e sabemos que ainda tem muita coisa para melhorar. Aqui, as mulheres poderão ser atendidas de forma humanizada e integrada; e ainda queremos avançar mais com a construção da Casa da Mulher Brasileira, declarou a vice-governadora Regina Sousa, presente à inauguração", secretĂĄrio de Estado da Fazenda e coordenador do PRO PiauĂ­, Rafael Fonteles

Ele disse que essa é uma marca do governo na defesa dos direitos das mulheres. O espaço da coordenadoria, segundo Rafael, é também um instrumento importante para reafirmar o compromisso do governo com a inclusão cada vez maior das mulheres em todos os espaços. "Agora, com uma sede mais ampla, com investimento em tecnologia e mobiliĂĄrio, vai ajudar a desenvolver mais e melhor as atividades da CPEM", disse.

"É gratificante receber o selo de Programa Estadual de Pró-Equidade de GĂȘnero, Raça e Diversidade no dia da inauguração da sede da Coordenadoria de Mulheres. Durante este ano realizamos vĂĄrias ações e atividades no órgão, levando em consideração na gestão, a diversidade, gĂȘnero e raça. Também realizamos, por meio ComitĂȘ de PolĂ­ticas PĂșblicas para Mulheres Rurais, o lançamento do Plano de Pró-Equidade de GĂȘnero, Raça e Diversidade da SAF, o que vai permitir que o nosso trabalho avance e as mulheres rurais possam ter mais espaço de visibilidade e ocupação nos espaços." pontuou a secretĂĄria da Agricultura Familiar, PatrĂ­cia Vasconcelos

A Coordenadoria de Estado de PolĂ­ticas para as Mulheres do Estado do PiauĂ­ foi criada pela Lei nÂș 6.465, de 19 de dezembro de 2013. Uma das suas principais atribuições é o planejamento, a coordenação, execução e articulação das polĂ­ticas pĂșblicas para as mulheres, buscando articular os diferentes atores sociais para fortalecer as polĂ­ticas de mulheres, bem como fomentar a criação e a implementação dos Organismos para as Mulheres (OPMs) nos municĂ­pios piauienses.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

ComentĂĄrios

Mulheres Acompanhantes