Será neste domingo em Teresina a 12ª edição do "Cultura Negra Estaiada na Ponte" que traz novamente para as ruas da capital toda a beleza, força e ancestralidade da cultura e religiosidade afro-brasileira.
Neste ano, o evento convida todos a refletirem e celebrarem o tema "Raízes Ancestrais", destacando como a cultura negra e sua espiritualidade são elementos fundamentais na formação da identidade do povo brasileiro. O evento acontecerá no próximo domingo, 24 de novembro, às 16h, com concentração na Ponte Estaiada.
Dentro da programação, a partir das 17h, a tradicional Caminhada do Axé seguirá em direção ao Parque Potycabana, ao som do grupo Meninos de Ouri, que trará pontos e toques tradicionais durante o percurso.
Em seguida, por volta das 17h30, o evento ganha vida com apresentações de 23 grupos culturais, que levam ao público o melhor da música afro, boi, capoeira, dança afro, dança cigana, hip hop e outras expressões artísticas.
Com dois palcos, o evento promete emocionar e conectar a todos com a riqueza da cultura afrodescendente. Confira, a seguir, as atrações que irão se apresentar:
Palco 1
Ylú Ayê
Movimento Capoeira
Preto Kedé
Mangacrioula
Coisa de Nego
Malungos na Capoeira
Uruguaios
Família Fúria
Bailado da Salamandra
Os Caipora
Oxaguiã e Ijexá
Palco 2
Coletivo Feminino Capoeira de Todas
Conexão Zona Rap
Boi Mimo de Santa Cruz
Boi Dominante da Ilha
Rafamarx
Night Crew
Benício Bem
Casa de Aruanda
Reação do Gueto
Boi Caprichoso da Ilha
Além das apresentações artísticas, o evento contará com uma série de atividades e serviços voltados para a valorização da cultura e da comunidade afrodescendente:
Sorteios: Kits de tambores, tecidos para fardas de terreiros e planos de saúde para sacerdotes ou sacerdotisas.
Documentação: Emissão de novas carteiras de identidade pelo SSP/Instituto de Identificação Félix Pacheco.
Feira Afroempreendedora: Exposição e venda de artigos de culinária, artesanato afro e itens religiosos.
O Cultura Negra Estaiada na Ponte é uma realização da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde, em parceria com a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), e o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).