BANNER IDEB (SETEMBRO)

PiauĂ­ tem nova lei voltada para energias renovĂĄveis, a que cria a PolĂ­tica Estadual do HidrogĂȘnio Verde

De autoria do deputado estadual FĂĄbio Novo, a lei foi sancionada nesta quarta-feira pelo Rafael Fonteles que Ă© tambĂ©m um defensor do HidrogĂȘnio Verde

Por Portal O Piauí em 08/08/2024 às 12:08:32
Rafael Fonteles, que lançou este ano a pedra fundamental da primeira usina de Hidrogênio Verde do Piauí no litoral, é defensor do Hidrogênio Verde na transição energética

Rafael Fonteles, que lançou este ano a pedra fundamental da primeira usina de Hidrogênio Verde do Piauí no litoral, é defensor do Hidrogênio Verde na transição energética

O PiauĂ­ deu mais um passo para a transição energética e redução das emissões de gases de efeito estufa. O estado jĂĄ tem sua PolĂ­tica PĂșblica Estadual do HidrogĂȘnio Verde. O governador Rafael Fonteles sancionou a lei de nÂș 8.459, que determina a polĂ­tica para fomentar a cadeia produtiva do H2V no PiauĂ­. A nova lei jĂĄ estĂĄ em vigor e foi publicada na edição dessa quarta-feira (7), no DiĂĄrio Oficial do Estado.

Os principais objetivos da PolĂ­tica Estadual do HidrogĂȘnio Verde são aumentar a participação do H2V na matriz energética do PiauĂ­ e estimular o seu uso como fonte energética e produção de fertilizantes agrĂ­colas; estimular, apoiar e fomentar a cadeia produtiva no estado; redução das emissões de gases poluentes, de forma a proteger o meio ambiente; e atrair investimentos em infraestrutura para a produção, distribuição e comercialização do hidrogĂȘnio verde.

Para a realização efetiva dos objetivos, o poder pĂșblico promoverĂĄ, entre outras, as seguintes ações: estudos e estabelecimento de metas, normas, programas, planos e procedimentos que visem ao aumento da participação da energia de hidrogĂȘnio na matriz energética do PiauĂ­; estabelecimento de instrumentos fiscais e creditĂ­cios que incentivem a produção e a aquisição de equipamentos e materiais empregados em sistemas de produção e aplicação de hidrogĂȘnio; realização de convĂȘnios com instituições pĂșblicas e privadas e financiar pesquisas e projetos; incentivar o uso de H2V no transporte pĂșblico e na agricultura; e destinação de recursos financeiros na legislação orçamentĂĄria para o custeio de atividades, programas e projetos voltados para os objetivos desta polĂ­tica.


Para os efeitos desta lei, entende-se por cadeia produtiva do hidrogĂȘnio verde empreendimentos e arranjos produtivos ligados entre si e que façam parte de setores da economia que prestam serviços e utilizam, produzem, geram, industrializam, distribuem, transportam ou comercializam H2V e produtos derivados do seu uso.

As atividades de produção, processamento, armazenamento, transporte e de geração de energia elétrica a partir do hidrogĂȘnio verde serão submetidas a licenciamento ambiental, segundo o seu potencial poluidor, nos termos da legislação federal e estadual aplicĂĄvel e de acordo com o que estiver previsto em regulamento. Essas operações serão submetidas, ainda, às normas de segurança contra incĂȘndios.

Os empreendimentos e atividades de que trata esta lei deverão adotar medidas para gestão de risco de acidentes ou desastres, incluindo: estudo de anĂĄlise de risco, plano de gerenciamento de risco e plano de ação de emergĂȘncia.

A lei nÂș 8.459, de autoria do deputado estadual FĂĄbio Novo, jĂĄ se encontra em pleno vigor.


PolĂ­tica vai permitir instalação de projetos de hidrogĂȘnio verde no PiauĂ­

A PolĂ­tica Estadual do HidrogĂȘnio Verde instituĂ­da pelo Governo do PiauĂ­ irĂĄ contribuir diretamente para instalação de dois dos maiores projetos de H2V do mundo na ZPE de ParnaĂ­ba, no litoral do estado.

Os projetos, sob a responsabilidade das companhias europeias Green Energy Park e Solatio, compreendem investimentos de cerca de R$ 200 bilhões ao longo de 10 anos, com a previsão de gerar mais de 20 mil empregos no mesmo perĂ­odo.

As obras de instalação das plantas industriais dos dois empreendimentos devem iniciar ainda neste ano, sendo realizadas em etapas no decorrer dos próximos anos. Aproximadamente em 2035, a expectativa é de que os projetos cheguem de fato à sua produção e exportação plenas.


Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

ComentĂĄrios

Mulheres AcompanhantesDeusas do Luxo