Governo lança Piauí Saúde Digital com expansão e anuncia mais de 28 mil cirurgias de catarata

O Programa Piauí Saúde Digital vai chegar a 222 cidades, o que representa 99,1% dos municípios.

Por Portal O Piauí em 02/04/2024 às 01:01:24
Foto: Divulgação/Ccom

Foto: Divulgação/Ccom

O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (1º), no Palácio de Karnak, do lançamento de duas importantes ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O Programa Piauí Saúde Digital busca universalizar especialidades médicas através da telemedicina, enquanto o Mutirão da Catarata vai realizar mais de 28 mil cirurgias no estado. Além disso, o governador apresentou números do Programa Saúde em Dia.

O Programa Piauí Saúde Digital vai chegar a 222 cidades, o que representa 99,1% dos municípios. Serão ofertados atendimentos em oito especialidades, sendo elas: psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia e pediatria. Paralela a estas ações, o Mutirão da Catarata vai realizar 28.364 cirurgias e 35.454 consultas em todos os 224 municípios piauienses em 2024, em hospitais da rede pública estadual de acordo com cronograma de cada uma das 12 regiões.

Lançamento Mutirão da Catarata e Expansão do Piauí Saúde Digital9.jpeg

O Programa Saúde em Dia, com foco na vacinação e redução da fila de cirurgias, trouxe números positivos. "Em relação às cirurgias, ampliamos em mais de 70% o número de procedimentos realizados. E com relação à vacinação, nosso estado, segundo o mais recentemente informativo do Ministério da Saúde, é o que tem a maior cobertura vacinal e, portanto, a nossa campanha integrada com os municípios funcionou muito bem", revela.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo, explica que o Programa Saúde Digital já foi implantado nos Territórios dos Cocais e do Vale do Itaim. "A partir do dia 2 de abril será no Território do Vale das Mangabeiras, na região de Bom Jesus e Corrente, no sul do estado. Quanto ao Mutirão de Catarata, todo o programa está sendo realizado em estabelecimentos em hospitais da Secretaria de Saúde. Já foram executados mais de 1700 procedimentos nos municípios de Bom Jesus e Corrente. Agora o próximo território é na região de Uruçui", aponta.

Lançamento Mutirão da Catarata e Expansão do Piauí Saúde Digital4.jpeg

Com relação ao Programa Saúde em Dia, o superintendente revela que foram realizados mais de 14 mil procedimentos, totalizando 99,9% da fila de espera por cirurgias. Atualmente, 280 pessoas esperam pelos procedimentos que devem ser finalizados em 2024.

Lançamento Mutirão da Catarata e Expansão do Piauí Saúde Digital7.jpeg

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários