Governador do Piauí apresenta projeto de Hidrogênio Verde na Austrália para atrair investidores

Rafael esteve na sede da Yara Pilbara Fertilizantes na busca de parcerias para a produção de fertilizantes verdes no estado.

Por Portal O Piauí em 18/03/2024 às 23:52:35
Foto: Divulgação/Ccom

Foto: Divulgação/Ccom

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta segunda-feira (18), na Austr√°lia, a sede da Yara Pilbara Fertilizantes, uma das maiores produtoras e exportadoras de amônia do mundo, onde pôde apresentar o projeto do Hub de Hidrog√™nio Verde do Piau√≠ na busca de parceria para a produção de fertilizantes verdes em território piauiense.

Localizada em Perth, no estado de Western, a Yara Pilbara Fertilizantes é reconhecida como a maior companhia global de produção de amônia para fertilizantes e insumos, exportando para mercados domésticos e globais. Atualmente, a empresa caminha para ter a primeira f√°brica de produção de fertilizantes verdes no mundo, j√° estando em fase final das obras de construção.

WhatsApp Image 2024-03-18 at 07.59.23.jpeg

Durante a reunião com representantes da empresa, o governador ressaltou que a amônia verde tem papel fundamental na descarbonização global e exaltou a participação do grupo no processo de transição para fontes de energias sustent√°veis. "Apresentamos nosso projeto do Hub de Hidrog√™nio Verde, que vai contribuir de forma significativa com a meta mundial de redução dos impactos do aquecimento global", disse Rafael Fonteles.

WhatsApp Image 2024-03-18 at 08.04.09 (1).jpeg

Busca de parcerias

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta segunda-feira (18), a sede da empresa Invest & Trade Western Australia (ITWA), órgão governamental da Austr√°lia Ocidental que possui função parecida com a Investe Piau√≠. A proposta é estabelecer parcerias nas √°reas da mineração, transição energética, hidrog√™nio verde (H2V) e agricultura.

Rafael Fonteles destacou a importância da visita, ressaltando as semelhanças entre os estados, ambos com população pequena e vasta extensão territorial. Ele enfatizou o potencial de cooperação técnica para impulsionar a transição energética e explorar também as oportunidades nos setores agr√≠cola e de mineração.

WhatsApp Image 2024-03-18 at 08.08.40 (1).jpeg

Rafael Fonteles demonstrou interesse em aprofundar as negociações e fortalecer os laços para uma cooperação técnica com a ITWA para aproveitamento dos potenciais que o Piau√≠ tem em comum com o estado australiano. "Estamos no maior estado do mundo, com mais de 2,5 milhões de km¬≤. Eles t√™m uma ag√™ncia semelhante com a Investe Piau√≠ e temos similaridades, uma população pequena em uma √°rea grande em fase de transição energética", considera o governador.

WhatsApp Image 2024-03-18 at 08.08.45.jpeg

O presidente da Investe Piau√≠, Victor Hugo Almeida, explica que este é um momento importante de troca de experi√™ncias. "Vamos entender como que eles realizam esse trabalho de promoção do estado aqui da Western Australia, nós vamos provocar uma cooperação entre a gente, trabalhar em uma parceria nos setores do hidrog√™nio verde, entre os fertilizantes, da amônia verde e da mineração, que são os setores principais aqui do estado de Western Austr√°lia. Então, é uma troca de experi√™ncias", revela o gestor.

WhatsApp Image 2024-03-18 at 08.08.46 (3).jpeg

Sobre a Invest and Trade Western Australia

A Invest and Trade Western Australia atua como "porta de entrada" para auxiliar investidores e empresas a interagirem com ind√ļstrias estabelecidas, a reunir informações cruciais e facilitar os negócios na região. A organização opera em uma extensa rede de escritórios internacionais nas regiões da Ásia, China, √ćndia, Nordeste asi√°tico, Europa e Américas.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Coment√°rios