Pacto Pelas Crianças assina parceria para implantação do Projeto Padaria Artesanal no Piau√≠

Lu Alckmin contou que o projeto teve in√≠cio no ano 2000 ao visitar a periferia de São Paulo e ouvir de mulheres carentes que elas tinham fome e queriam comer pão.

Por Portal O Piauí em 19/01/2024 às 12:28:16
Foto: Ccom do Governo do Piauí

Foto: Ccom do Governo do Piauí

A coordenadora do Pacto Pelas Crianças no Piauí, Isabel Fonteles, e o secret√°rio da Educação, Washington Bandeira, firmaram, nessa quarta-feira (17), em Brasília, um acordo de cooperação técnica com o Projeto Padaria Artesanal, coordenado pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin. Nove piauienses participarão de qualificação no Distrito Federal, no m√™s de fevereiro, e serão os primeiros multiplicadores do projeto do Piauí.

Na oportunidade, os gestores piauienses apresentaram todo o plano de expansão do projeto no Piauí, que deve beneficiar inicialmente os municípios de Miguel Alves, Pedro II, Teresina, Guadalupe, Bertolínia e Oeiras, com a qualificação profissional em panificação b√°sica para jovens e adultos.

"Em dezembro, recebemos a visita da Lu Alckmin no Piauí e ela nos apresentou o projeto que ela voluntariamente j√° desenvolve e que visa ajudar a diminuir a insegurança alimentar, com a produção de pães nutritivos, baratos e que podem ajudar muitas famílias a empreenderem e gerarem renda. Na hora, vimos a oportunidade de somar e expandir o projeto, com v√°rias frentes, podendo tanto ajudar as famílias que possuem crianças de 0 a 6 anos, ser implantado também nas creches e garantir uma alimentação saud√°vel para v√°rios grupos sociais e diversas faixas et√°rias de forma inclusiva. O projeto inicialmente ser√° feito por meio da Secretaria da Educação, mas vamos também integrar com a √°rea da saúde e da assist√™ncia social", explicou Isabel Fonteles.

WhatsApp Image 2024-01-18 at 11.20.01 (1).jpeg

Para o secret√°rio da Educação, o projeto possui uma metodologia inovadora e apresenta efeitos sociais muito relevantes. "A convite da Isabel Fonteles, participamos dessa reunião com Lu Alckmin e sua equipe, para alinhamento da implantação do Projeto Padaria Artesanal no Piauí, em escolas da Seduc. A iniciativa compreende a realização de curso de panificação para a comunidade em geral, especialmente a escolar, com uma metodologia inovadora, insumos da agricultura familiar, destinação para a alimentação escolar, certificação de curso técnico, dentre outros efeitos sociais muito relevantes", declarou o gestor.

Lu Alckmin contou que o projeto teve início no ano 2000 ao visitar a periferia de São Paulo e ouvir de mulheres carentes que elas tinham fome e queriam comer pão. "Em 2001, como volunt√°ria do Fundo Social de São Paulo, eu criei a ação para ensinar a panificação. Nos 15 anos em que eu estive no fundo, nós implantamos 10 mil padarias artesanais, levamos 5 mil padarias para as escolas e foram qualificadas mais de 100 mil pessoas. Quando eu cheguei a Brasília, quis realizar o sonho de espalhar o projeto por todo o país e estamos trabalhando para isso. Fico muito feliz com as tratativas com o Piauí, que se mostrou muito interessado em unir forças contra a desnutrição e a insegurança alimentar", ressaltou a segunda-dama.

WhatsApp Image 2024-01-18 at 11.20.02 (1).jpeg

Na audi√™ncia com Lu Alckmin, a primeira dama do Piauí também apresentou o relatório das ações desenvolvidas pelo Pacto Pelas Crianças, sob sua coordenação. Um programa interdisciplinar com atuação nas √°reas da saúde, educação e assist√™ncia social e ações voltadas para a primeira infância (0 a 6 anos) para garantir mais qualidade de vida e um futuro mais saud√°vel e promissor para os pequenos piauienses.

"Hoje, mais um passo importante foi dado em direção a uma parceria que favorecer√° crianças, jovens e adultos do Piauí quanto à segurança alimentar e qualificação profissional. Uma grande alegria estar na companhia da querida Isabel, que viu no Projeto da Padaria Artesanal a oportunidade de levar uma alimentação com qualidade nutricional à população atendida pelo Pacto pelas Crianças do Piauí", destacou Lu Alckmin.

WhatsApp Image 2024-01-18 at 11.20.03 (2).jpeg

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Coment√°rios