Piauí Pet Castramóvel atinge marca de 1.600 atendimentos e realiza mais de 500 castrações

O Castramóvel foi lançado como parte das ações do Programa ECO Piauí, o maior programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado.

Por Portal O Piauí em 02/01/2024 às 16:10:28

O fortalecimento e a preservação da biodiversidade em todo o Piauí foram a tônica das ações da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em 2023. Nesse sentido, o projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel foi um dos destaques ao promover a saúde e controle da população de animais domésticos e em situação de rua, por meio da castração. Ao todo, 543 animais foram castrados e passaram pela implantação de microchip em 2023, e 1.610 foram atendidos por meio do projeto.

Teresina, onde o projeto foi lançado e iniciado, tem o maior número de castrações realizadas: 306 ao todo. Parnaíba vem logo em seguida, com 157 animais castrados em 2023. E Picos, terceira cidade a receber o projeto este ano, conta com 80 castrações já realizadas, com implantação de microchip.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, o projeto se alinha às pautas promovidas pela secretaria de forma a abranger animais domésticos, de rua e aqueles resgatados por ONGs.

castramovel.jpg

"É uma recomendação do governador que avancemos nas políticas públicas que atendam aos animais, assegurando seus direitos e a sua proteção. Neste primeiro ano, priorizamos os animais de ONGs e de protetores individuais", disse o secretário.

"Essa ação pioneira no estado busca, para além de dar atenção ao tema da castração para o controle populacional de cães e gatos, evitar a disseminação de doenças provenientes dos animais em situação de rua. Com certeza, os resultados das ações promovidas durante este ano mostram que estamos no caminho certo", complementou o gestor.

O Castramóvel foi lançado como parte das ações do Programa ECO Piauí, o maior programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado. Esse projeto está especificamente no eixo Bio Piauí.

castramovel2.jpg

Três edições do projeto foram realizadas no ano de 2023: a primeira em Teresina, no mês de setembro, com participação do governador Rafael Fonteles; a segunda em Parnaíba, em outubro, e a terceira e última ação foi realizada no município de Picos, em novembro.

Em cada uma das edições, os animais foram cadastrados no local, passando por uma triagem para identificar quais estavam aptos para a castração. Em seguida, foram encaminhados para exames laboratoriais para, então, serem encaminhados às clínicas onde a castração seria executada, com implantação de microchip para monitoramento populacional. Ainda na etapa dos atendimentos, a Semarh emitiu o RG Pet gratuitamente aos animais cadastrados. Ao todo, nas três edições realizadas em 2023, somaram mais de 1.500 animais cadastrados.

castramovel3.jpg

Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade da Semarh, diretoria responsável pelo projeto, comemorou o sucesso das edições e ressalta as expectativas para 2024. "É um projeto que tem um impacto grande e bastante positivo. Em 2023, cadastramos mais de 1.600 animais, e desse número, mais de 300 animais já foram castrados. No próximo ano, o projeto vai ter continuidade, e até 2026 vai chegar a todos os municípios do Piauí, realizando todas as etapas do atendimento: cadastro, triagem, castração e implantação de microchip", confirmou a gestora.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários