BANNER MORAR BEM

Em meio à onde de calor, munic√≠pio do Piau√≠ registra fortes chuvas neste m√™s; a √ļltima ocorreu neste s√°bado

Foi em Conceição do Canind√©; as primeiras precipitações iniciaram no dia 2 deste m√™s; e neste s√°bado, 18, a chuva atingiu a marca de 26 mil√≠metros

Por Djalma Batista - jornalista e fotógrafo em 21/11/2023 às 15:16:00
Pancada de chuva registrada neste sábado, 18, no município de Conceição do Canindé, uma das regiões mais secas do Estado, totalizando 26 milímetros, uma benção

Pancada de chuva registrada neste sábado, 18, no município de Conceição do Canindé, uma das regiões mais secas do Estado, totalizando 26 milímetros, uma benção

Em meio à onda de calor que assola praticamente todo o pa√≠s, um fato histórico e importante ocorre no munic√≠pio de Conceição do Canindé, no coração do Semi√°rido do Piau√≠, a 433 quilômetros de Teresina. Fortes chuvas neste m√™s de novembro. As primeiras precipitações iniciaram no dia 2; e neste s√°bado, 18, a chuva atingiu a marca de 26 mil√≠metros.

Com as chuvas recentes, o munic√≠pio de Conceição do Canindé, região muito seca do Piau√≠, refrescou praticamente todas as localidades, gerando muita animação entre agricultores, criadores e apicultores que esperam boa produção e safra de alimentos.

Um dos produtores do campo que estão bem animados no munic√≠pio é Osmar Lu√≠s de Sousa, da comunidade Belo Horizonte. Ele faz um monitoramento da intensidade de cada chuva e vai anotando. Para ele, a chegada do per√≠odo chuvoso no sertão é sinônimo de festa e de muita esperança para todos.

O caderno de Osmar, onde ele anota todas as chuvas e a quantidade chovida em sua comunidade no munic√≠pio de Conceição do Canindé. Este é registro é de novembro de 2022, quando, segundo ele, as chuvas totalizaram um recorde de 368 mil√≠metros no munic√≠pio.

De acordo com suas anotações, no dia 2 de novembro deste ano choveu 10 mil√≠metros (mm). No dia 6 foram 17mm; dia 7, 38mm e neste s√°bado, a chuva foi de 26 mil√≠metros. Segundo Osmar, o munic√≠pio bateu recorde em novembro de 2022, atingindo a marca de 368 mil√≠metros. Então, quem disse que no Semi√°rido não chove pode errar bastante, se equivocar e perder as oportunidades.

Osmar disse que em seus 38 anos de vida nunca tinha visto chover tanto no m√™s de novembro em sua comunidade, em Conceição do Canindé, munic√≠pio do Piau√≠ que fica a 433 quilômetros de Teresina.

"Nunca tinha visto isso em 38 anos de minha vida, chover tanto em novembro em Conceição do Canindé", falou o agricultor e apicultor Osmar Lu√≠s de Sousa, que j√° espera uma excelente colheita na safra 2023/2024. Ele é um grande inovador do campo e muito aplicado nos cursos que ajudam o sertanejo a conviver com a seca.

Além de agricultor, Osmar é criador de caprinos, galinhas caipiras e trabalha com a produção de mel por meio de atividade muito bem organizada e que est√° sempre passando por inovação, de acordo com as necessidades e condições clim√°ticas locais. Com as chuvas, estas atividades só tendem a crescer. Ele avalia que as coisas melhoraram muito com a chegada das chuvas.


A florada da caatinga em Conceição do Canindé tende a melhorar muito mais agora com a chega das chuvas no munic√≠pio. (Fotos: Arquivo pessoal do Osmar)

VEJA O V√ćDEO

https://www.instagram.com/reel/Czzr8hBLw87/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Coment√°rios