Festival GiraSol movimentou Teresina na sexta e no sábado e se consolidou como um dos mais importantes eventos de música

O grande destaque foi o show icônico do Ney Matogrosso, de 82 anos, que reviveu importantes clássicos da Música Popular Brasileira, fazendo história nos festivais da atualidade

Por Djalma Batista - jornalista e fotógrafo em 15/11/2023 às 18:46:00
Fotos: Djalma Batista/Portalopiaui.com

Fotos: Djalma Batista/Portalopiaui.com

O Festival GiraSol, realizado na sexta e sábado em Teresina, está consolidado como um dos mais importantes festivais do país em termos de público, organização, qualidade musical, segurança e valorização dos artistas da terra. O evento atraiu pessoas de várias cidades do Piauí e caravanas de alguns Estados como Maranhão, Ceará e Pernambuco.

A edição deste ano foi ampliada, teve mais atrações de renome nacional, ganhou mais espaços para descanso entre um show e outro, agregou mais serviços de entretenimento e conforto e movimentou a economia da capital, gerando emprego e renda e aquecendo os negócios no comércio, hotéis, bares e restaurante durante os dois dias do evento.

"O festival trouxe o que há de melhor hoje nos festivais de música. Tivemos sete artistas dos nove que estão no top 10 no Brasil, da Gloria Groove ao Ney Matogrosso", disse Bruce Cordão, diretor da empresa BLR, que organiza o festival.

Realizado em parceria firmado entre a BLR e grandes empresas do Piauí como TV Clube e Armazém Paraíba, o Festival GiraSol trouxe importantes atrações da Música Popular Brasileira como Ney Matogrosso, Seu Jorge, Gloria Groove, Pitty, Nx Zero, Armandinho, Liniker, Nação Zumbi e BaianaSystem.



O cantor, compositor, ator e diretor Ney Matogrosso, de 82 anos, foi a grande atração do Festival GiraSol em Teresina, cantando grandes clássicos da Música Popular Brasileira. (Fotos: Djalma Batista/Portalopiaui.com)

Os shows foram todos muito bons, com músicas de excelente qualidade; e vale destacar o show icônico do Ney Matogrosso, que reviveu importantes clássicos da MPB. O artista que tem uma longa história na música, desde a década de 1970 quando começou na banda Secos & Molhados, vem atraindo cada vez mais a atenção do público jovem e sendo muito mais reconhecido pelo público que o acompanha desde o início.

Muitas pessoas se deslocaram de suas cidades no Piauí para ver o show do Ney Matogrosso, já que era uma oportunidade única para revê-lo e curtir suas músicas que vêm atravessando diversas gerações com uma atualidade fora do comum. Ney Matogrosso é muito cuidadoso com cada detalhe da música e, em certo momento da apresentação, trouxe o público para a reflexão sobre direitos humanos, natureza e cultura indígena.

Com 82 anos de idade completo, não é exagero dizer que Ney Matogrosso exibe no palco uma condição física e um vigor impressionantes, dançou muito e agitou o público com grandes canções, como "Homem com H", "Sangue Latino", "Yolanda", dentre outras.


Outros grandes destaques do festival foram Seu Jorge, Gloria Groove, Pitty, Nx Zero, Armandinho, Liniker, Nação Zumbi e BaianaSystem. Destes, vale destacar o show de Seu Jorge que foi muito bonito e agitou o público do início ao fim. Ele demonstrou o carinho que tem pelos seus fãs. Mesmo depois dos músicos terem deixado o palco, Seu Jorge continuou dançando até a equipe da próxima apresentação chegasse para substituir os instrumentos.

Entre os artistas locais que se apresentaram no Festival GiraSol estão Teófilo Lima, Roque Moreira, Ostiga, Bia e os Becks, Cochá, Monise, Validuaté, dentre outros. Todos eles fizeram shows bonitos e com muita qualidade musical. Vale destacar os shows do Teófilo e do Roque Moreira que atraíram grandes públicos. Teófilo, que até dançou fazendo o quadradinho, agregou na banda músicos tarimbados e até um design de som, o Danilo Carvalho, que já desenhou o som de vários filmes mundo afora.

Quem prestigiou os artistas do Piauí ouviu muita música de qualidade e pode-se dizer que a valorização que o festival deu aos cantores, músicos e compositores piauienses servirá de referência para outros festivais. Neste caso, o GiraSol organizou o tempo de tal forma que artistas do Piauí fizeram as apresentações nos intervalos das grandes atrações nacionais, o que permitiu o público acompanhar praticamente todos as atrações.

Teófilo agregou em sua banda o design de som, Danilo Carvalho, à direita na foto, que já produziu o som de vários filmes no Brasil e no exterior.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários