Piauí é destaque nacional pelo menor tempo de abertura de empresa, apenas 10 horas

No mês de setembro de 2023, o tempo de abertura de empresas foi de 10h, menor que a média nacional de 1 dia e 6 horas

Por Portal O Piauí em 25/10/2023 às 15:14:15

A formalização de negócios no Piauí est√° cada vez mais célere na Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). No m√™s de setembro de 2023, o tempo de abertura de empresas foi de 10h, menor que a média nacional de 1 dia e 6 horas. Desde janeiro deste ano, o tempo total de abertura de empresas vem caindo e ficando inferior a um dia.

Para chegar a esse resultado, a instituição trabalhou em duas frentes: simplificação de procedimentos e investimento em tecnologia. A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, destaca a automatização da etapa de viabilidade (nome e endereço), a adoção do contrato padrão, o deferimento autom√°tico e o balcão único para abertura de empresas, como diferenciais do modelo adotado no Piauí.


"Em parceria com as prefeituras, estamos automatizando a an√°lise da consulta de endereço, que é uma etapa importante da abertura de empresas. O contrato padrão simplifica a documentação levada para a an√°lise e quando utilizado pelo usu√°rio, permite o deferimento autom√°tico do processo pelo sistema. Com simplificação e automatização, conseguimos dar celeridade a v√°rios serviços da Junta Comercial", afirma Alzenir.

TEMPO-DE-REGISTRO.pngTEMPO-DE-REGISTRO.png

No Piauí, a abertura de empresas é totalmente on-line na plataforma Gov.Pi Empresas, que segue o modelo balcão único, no qual todas as etapas (viabilidade, registro e licenciamento) ocorre num único sistema. O balcão único est√° disponível para abertura de empres√°rio individual e sociedade empres√°ria limitada, que juntos respondem por mais de 90% dos tipos de empresas abertas na Jucepi. Em breve, o modelo ser√° expandido para contemplar alteração e baixa de empresa.

Alzenir Porto lembra também que a Jucepi foi a primeira junta comercial do Brasil a trabalhar de forma 100% digital e onl-ine. "Antes da pandemia da Covid-19, j√° trabalh√°vamos apenas no ambiente digital, enquanto que muitas juntas comerciais ainda hoje trabalham num modelo híbrido de presencial e digital. O Gov.Pi Empresas, que sucedeu ao Piauí Digital, é um case de sucesso para todo o país porque reúne a jornada completa do empreendedor, desde o registro ao licenciamento, além de oferecer serviços de outros órgãos como Adapi e Piauí Fomento", explica.

Alzenir Porto (3).jpeg

O tempo de abertura de empresas considera as etapas da viabilidade (para fins de consulta prévia de endereço e nome empresarial) e a an√°lise de registro empresarial (junta comercial) e ocorrem na plataforma Gov.Pi Empresas. Os dados locais são da Jucepi e os nacionais extraídos do ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) disponível no site https://estatistica.redesim.gov.br/tempos-abertura.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Coment√°rios