BANNER MORAR BEM

In√©dita no Piau√≠, pol√≠tica p√ļblica de Defesa Civil nas Escolas ser√° lançada em Piripiri

O Defesa Civil na Escola √© um programa de prevenção, com caracter√≠sticas educacionais baseadas em uma metodologia para redução de risco.

Por Portal O Piauí em 03/10/2023 às 19:32:29

O Governo do Estado do Piau√≠, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), lançar√°, na próxima quinta-feira (05), o Programa Defesa Civil na Escola, um projeto pioneiro no estado, de prevenção, com caracter√≠sticas educacionais baseadas em uma metodologia de redução de risco. A solenidade ser√° realizada às 9h, no auditório Milton Vieira, localizado na Prefeitura Municipal de Piripiri.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, a metodologia de trabalho pressupõe que conhecimentos que são da Defesa Civil ou das pr√°ticas de proteção civil sejam internalizados pelo alunado da educação b√°sica no Piau√≠.

"O programa ser√° estruturado a partir de uma formação de professores, com trilhas que tratam de temas como os objetivos do desenvolvimento sustent√°vel, cidades resilientes, mudanças clim√°ticas, o Sistema Nacional de Proteção Civil, primeiros socorros e percepção do risco. Essa formação vai permitir que esses professores diluam, de forma transversal, conte√ļdos de natureza ambiental, clim√°tica de risco na grade curricular do ensino fundamental", explica.

O programa ser√° executado na forma de pilotagem, ou seja, é um programa teste executado em tr√™s munic√≠pios (Piripiri, Picos e Pedro II), e em sete escolas, sendo duas em Pedro II, duas em Piripiri e tr√™s em Picos. O trabalho ser√° desenvolvido com crianças do 5¬ļ e do 6¬ļ ano e ter√° uma culmin√Ęncia após quatro meses, em que as crianças deverão apresentar um produto ou uma ação social de impacto na comunidade.

"Paralelo ao processo de formação de professores e dos educandos, nós teremos a formação do N√ļcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (Nepdec). Cada escola parceira do programa ter√° o seu próprio n√ļcleo, significa que crianças e jovens serão multiplicadores dessa cultura de prevenção", ressalta Werton.

ee.jpeg

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Coment√°rios