Novos dados revelam que 95% da capacidade energética do Piauí vêm da força dos ventos ou da luz do sol

Desta forma, o Piauí mostra que está na frente na busca de fontes alternativas de produção energética que não emitem gás carbônico

Por Portal O Piauí em 14/07/2023 às 12:52:23
A miniusina de energia solar instalada em Campo Maior por meio de PPP tem uma grande capacidade de geração de energia

A miniusina de energia solar instalada em Campo Maior por meio de PPP tem uma grande capacidade de geração de energia

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) revelou, nesta quarta-feira, 12, que 95% da capacidade energética do Piauí vêm da força dos ventos ou da luz do sol. A maior fatia, de 68%, vem da energia eólica, enquanto que 27% correspondem à energia solar, um setor que ainda tem um imenso potencial de crescimento.

Em termos de energia solar, o Piauí possui hoje os maiores parques de geração da América Latina instalados no Sul do Estado. Além disso, o Piauí é pioneiro na criação das miniusinas de energia solar por meio de Parcerias Público-Privadas que vão abastecer as repartições públicas, gerando grande economia nos gastos com energia elétrica. É um feito inédito, o que chama à atenção do país para uma iniciativa tão estratégica.

Um dos maiores parques de geração de energia do Brasil por meio do sol está instalado no Sul do Piauí, mostrando o quanto o Piauí tem potencial nesta área.

Os dados, referentes ao mês de maio, mostram que o Estado possui 158 usinas de geração de energia instaladas e com capacidade de 5.463 MW de potência, no total. Além da energia solar e eólica, os números mostram que o Piauí também possui 4% de produção com energia hidráulica e 1% com energia térmica, que também são consideradas fontes de energia renováveis.

Instalação da miniusina de geração de energia por meio do sol no município de Campo Maior, abrindo oportunidades para uma grande economia nos gastos de energia nas repartições públicas do Piauí e para criação de novos projetos no Estado.

Desta forma, o Piauí mostra que está na frente na busca de fontes alternativas de produção energética que não emitem gás carbônico. Assim, é possível contribuir com o aquecimento global e a questão do efeito estufa.

O Piauí possui dados bem diferentes às matrizes energéticas que os demais estados do Brasil. A média nacional mostra que 59% da capacidade instalada vem da energia hidráulica. Enquanto isso, a energia eólica (14%) e solar (5%) aparecem na outra ponta dos indicadores do resto do país.

De acordo com Paula Jeanne Rosa de Lima Sampaio, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis (Sedrame), o Piauí tem um grande potencial e já é referência em energias renováveis.


"Hoje, ocupamos o terceiro lugar em energia fotovoltaica e eólica, quando levamos em conta empreendimentos em operação. Quando falamos em energia solar, são 50 empreendimentos em operação e 336 empreendimentos que estão para ser construídos, além de 26 já em construção. Eólica são 108 em operação, 18 em construção e 47 ainda por construir", enumera.

Os números tabulados pela CCEE são relativos à geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Este material é usado por empresários do setor, além de interessados no tema energia.

Parque de energia eólica (Francisco Leal)

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários