Piauí é destacado por ministérios pela maior reserva do bioma Caatinga do país no parque da Serra das Confusões

O guia turístico com atuação na Serra das Confusões, Jadiel Dias, revelou novas paisagens e olhos d'água no parque que tem uma rica biodiversidade

Por Portal O Piauí em 11/06/2023 às 14:32:59
Toca da Ventania na Serra das Confusões retratada por Jadiel Dias que é um dos mais experientes guias que atuam hoje no parque

Toca da Ventania na Serra das Confusões retratada por Jadiel Dias que é um dos mais experientes guias que atuam hoje no parque

O Ministério do Meio Ambiente e do Turismo, ao tratarem sobre a riqueza ambiental do Brasil, destacaram que o Piauí presenteia os apaixonados por natureza com a maior reserva do bioma Caatinga do país. O Parque Nacional Serra das Confusões possui mais de 823 mil hectares na região conhecida como Serra Vermelha. O local também é rico em história e conta o passado da humanidade por meio de sítios arqueológicos, cavernas e rochas. Aliás, as rochas deram nome ao Parque, por conta da confusão provocada pela mudança de cor das pedras conforme a luz do dia.

Quem escolhe visitar a Serra das Confusões, com entrada pela cidade de Caracol, vai avistar uma beleza cênica e exótica. A natureza intocada é composta por arbustos, flores, galhos retorcidos e os famosos Mandacarus – um tipo de cacto – podem ser vistos pelos visitantes ao longo do passeio.

De acordo com o Meio Ambiente e o Ministério do Turismo (MTur) é importante ressaltar as belezas naturais do Brasil como a Caatinga, o bioma semiárido mais biodiverso do mundo e cheio de "Mandacarus "fulorando" na seca" e muitas belezas cênicas e riquezas naturais que não existem em nenhum outro lugar do mundo.

A Toca da Ventania na Serra das Confusões. Jadiel Dias, que fez esta imagem, disse que o local é mágico e que vem chamando à atenção dos turistas de todo o país que viram a foto e expressaram o desejo de virem ao Piauí exclusivamente para conhecer o local.

Toca da Ventania na Serra das Confusões vista por outro ângulo, um local que Jadiel Dias inclui no roteiro para que os turistas tenham a melhor experiência no parque que atrai muitos turistas durante todo o ano.

A Caatinga ocupa uma área de cerca de 862.818 km², o equivalente a 10,1% do território nacional (IBGE, 2019) e é encontrada nas regiões Nordeste e Sudeste, mais especificamente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e no norte de Minas Gerais. Ela é casa de 27 milhões de pessoas que vivem na Caatinga e dependem de sua biodiversidade para sobreviver.

O bioma é exclusivo do Brasil e os dados mais atuais indicam uma grande riqueza de ambientes e espécie: a Caatinga abriga 4.963 espécies de plantas, sendo que, deste total, 827 espécies (17% do total de espécies que se encontram no bioma) são conhecidos o estado de conservação.

Jadiel Dias, guia turístico na Serra das Confusões, inclui também no roteiro a região onde estão as pinturas rupestres, como das mãos e dos pés que são vistos na foto.



Ao longo dos anos, a Caatinga vem sofrendo intensas interações humanas e 80% de seus ecossistemas originais já foram alterados, principalmente por meio de desmatamentos e queimadas (que começaram por meio da ocupação humana nos tempos do Brasil Colônia). Mesmo com essa alteração, o bioma segue presenteando moradores e turistas com a beleza de uma natureza forte e resiliente.

Caatinga é uma palavra que vem do tupi "caa", que significa mata, e "tinga" que significa branca. Os índios, primeiros habitantes da região, percebiam que na estação seca a maioria das plantas perdia as folhas, prevalecendo no ambiente a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Porém, uma característica da Caatinga é que no período chuvoso a paisagem deixa de ser esbranquiçada e dá espaço a belos tons de verde.

Jadiel com turistas durante visita ao Parque Nacional da Serra das Confusões. Ele é uma referência por conhecer cada sítio existente na região. Ele comemorou a notícia de que a missão franco-brasileira vai atuar na Serra das Confusões. Segundo Jadiel, isso é importante pelo fato do parque ser muito rico e precisar de mais impulsos para atrair os turistas de todo o mundo. Com as ações de melhoria, a cidade de Caracol e região vão passar por transformações em toda a cadeia turística incluindo pousadas, hoteis, gastronomia, transporte, comércio, saúde, educação e geração de trabalho e renda. O ecoturismo será a saída para o desenvolvimento econômico e social.

Uma via láctea fotografada a partir da Serra das Confusões. Jadiel, que aparece na foto, disse que a imagem foi feita à noite por um turista que gostaria de fazer este tipo de foto, sendo que o mesmo foi autorizado pelo direção do parque.

Por esses e outros motivos a Caatinga é única. Quer ver de perto esse bioma? Confira algumas dicas de destinos em outras regiões do Brasil.

CHAPADA DIAMANTINA – Visitar o Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna), localizado na Bahia, já é por si só conhecer a imensidão da natureza brasileira e, quando o olhar fica atendo à biodiversidade da Caatinga existente na região, a visita fica ainda mais interessante. Apesar do Parque também abranger os biomas Cerrado e Mata Atlântica, ele também é palco para a Caatinga florescer e mostrar essa parte da natureza que só o Brasil tem.

No Parna, é possível realizar caminhadas, montain bike, banhos de rio, escalada e canoagem. São quase 300 km de trilhas que percorrem campos rupestres, cachoeiras, cavernas e sítios históricos inesquecíveis.

CATIMBAU – O Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, tem uma beleza de tirar o fôlego. Além da grandiosidade de suas formações geomorfológicas milenares que formam chapadões, cânions e cavernas, ele também possui sítios arqueológicos e pinturas rupestres datadas de 6 mil anos atrás.

Para avistar as belezas naturais, o turista passeia por trilhas de baixo grau de dificuldade, aproveitando, também, a riqueza cultural da região, que conta com uma população que mantém vivas as tradições locais.

CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO – Em Sergipe, observar grandiosas montanhas vermelhas e espécies de aves e répteis é um dos atrativos oferecidos para quem escolhe visitar Canindé de São Francisco. A paisagem do local é tão bonita que já foi palco de gravação de novelas. Para avistar esse cenário único, o visitante faz um passeio aquático realizado em embarcações como catamarã, escuna ou lancha, que percorrem as águas em meio aos paredões de cânions do rio São Francisco.

Aproveite a estadia na região para conhecer o Museu Arqueológico do Xingó, espaço que expõe objetos encontrados em mais de 50 sítios arqueológicos.

TURISMO E OS BIOMAS DO BRASIL – Desde o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado em 22 de maio, o MTur realiza a série "Turismo e os Biomas do Brasil" como uma maneira de exaltar as belezas nacionais e o turismo de natureza.

A série trouxe destinos turísticos que estão ligados aos seis biomas brasileiros - Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pampa, Pantanal e Caatinga – com informações e atrativos sobre cada um deles. A iniciativa teve como objetivo ampliar o ecoturismo nacional de forma sustentável e consciente.


Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários