Governador do Piauí em exercício abre a 17ª edição do Festival de Inverno de Pedro II que vai até domingo

Para a segurança da população e dos turistas, quase 300 policiais militares, bombeiros e civis estarão em Pedro II nos quatro dias do evento.

Por Portal O Piauí em 08/06/2023 às 21:08:42

O governador do Piauí em exercício, Themístocles Filho, abriu na noite desta quinta-feira (08), em Pedro II, norte do Piauí, a 17ª edição do Festival de Inverno de Pedro II. A solenidade aconteceu na Praça Domingos Mourão e contou com a presença do secretário de Cultura, Carlos Anchieta, da prefeita da cidade, Betinha Brandão, além de deputados e outras autoridades.

Na noite de hoje, o festival começa com a cantora e compositora baiana Alice Caymmi. Depois segue com AnaVitória e termina o primeiro dia de atrações musicais com Vanessa da Mata. Até o próximo domingo, pelo palco do evento vão passar outros grandes nomes da Música Popular Brasileira como Chico César, Frejat, Duda Beat, Teófilo, Flávio Venturini e bandas como Top Gun, Lagum e Banda Retrô.

Na Serra dos Matões, perto do Morro do Gritador, foi aberta a XV Feira da Economia Solidária com o show do cantor picoense Andrews Robson, fazendo uma homenagem a Luiz Gonzaga. A feira é organizada pela Kolping Piauí e Comunidades Kolping Pedro II e Serra dos Matões com o apoio das Secretarias da Agricultura Familiar e do Turismo. O evento tem bandas e artistas locais, palestras, exposições e venda do artesanato de Pedro II, um dos que mais chamam à atenção na cidade e no país.

O governador em exercício ressaltou que o festival fortalece o turismo de Pedro II, além de movimentar a economia da região, prejudicada após três anos sem o evento por conta da pandemia. Ele destacou a importância da parceria com os outros entes que realizam o festival. "Sem a parceria de todos era improvável acontecer o festival, que traz um turismo bem maior [nesses quatro dias]", comentou o governador. Além do Governo do Piauí, realizam o evento o Sebrae e a Prefeitura de Pedro II.

Abertura da 17ª edição do Festival de Inverno de Pedro II (Fotos: Gabriel Paulino)

Com o tema "Onde o Ritmo e a Emoção se Encontram", o Festival acontece até domingo (11), com várias atrações locais e nacionais. Antes da solenidade, Themístocles Filho participou da inauguração do Instituto de Identificação Digital, dentro da Sala da Cidadania de Pedro II. O governador ressaltou a importância do novo documento emitido pelo Instituto. "É importante o cidadão ter o documento para se deslocar e exercer sua cidadania", disse.

Pedro II ganha Centro Integrado de Segurança

O secretário de Segurança, Chico Lucas, afirmou que o Instituto vai emitir o novo documento digital que servirá como única identificação civil do cidadão, com a qual ele terá acesso a todos os serviços públicos. "O instituto já está dentro dos moldes da nova lei sancionada pelo Presidente Lula que determina um único documento de identificação", afirmou o secretário.

Para a segurança da população e dos turistas, quase 300 policiais militares, bombeiros e civis estarão em Pedro II nos quatro dias do evento. "Vão fazer a prevenção, orientação, tudo que o folião precisa para brincar com tranquilidade", disse Chico Lucas.

O secretário destacou ainda a inauguração do Centro Integrado de Segurança em Pedro II, onde haverá atendimento em caso de violência. Para as mulheres, haverá uma sala específica, principalmente para dar apoio às vítimas de importunação sexual.

Festival de Inverno volta após três anos

Com o tema "Onde o Ritmo e a Emoção se Encontram", o Festival de Inverno é uma parceria entre Governo do Estado, Sebrae-PI e Prefeitura de Pedro II. Criado em 2004 e totalmente gratuito, o festival faz parte do calendário cultural de eventos do Piauí, sendo considerado o maior festival de inverno gratuito do Norte e Nordeste do Brasil.

O secretário estadual de Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, disse que a retomada do festival visa a valorização da cultura no Estado, descentralizando também os shows para os municípios e fortalecendo o setor cultural da região. Ele ressaltou a importância dos parceiros como a Caixa, Banco do Nordeste, Equatorial, Sebrae, Governo do Estado e a prefeitura de Pedro II para a realização do festival.

Carlos Anchieta comemora o retorno do evento após o período pandêmico. "Agora é hora de muita diversão, alegria, cultura e turismo em Pedro II, nesses dias do festival", comentou. O evento contará com artistas nacionais e locais. Para o Palco Opala, o principal, instalado na Praça da Bonelle, foram convocados Alice Caymmi, Anavitória, Vanessa da Mata, Top Gun, Lagum, Duda Beat, Teófilo, Gilsons, Frejat, Banda Retrô, Flávio Venturini e Chico César.

Outras atrações estarão no Palco Jazz (Praça Deputado Milton Brandão – Recanto), Palco O Gritador (Praça Domingos Mourão – Matriz), Palco Mirante do Gritador (Serra dos Matões), Mercado do Artesão e Palco Carlos Cordeiro (Praça Domingos Mourão – Matriz).

A prefeita da cidade de Pedro II, Betinha Brandão, acredita que este será o maior festival já visto no Piauí, destacando que Pedro II se preparou e está pronta para receber os visitantes com muito carinho e amor. A prefeita estima que um público de 10 mil pessoas participará do evento deste ano, o que vai gerar um incremento na economia, sobretudo, nas áreas da gastronomia, hotelaria, joalheria, e também no turismo.



Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários