A Secretaria do Turismo do Piauí (Setur) vai realizar entre os dias 8 e 10 deste mês, duas pesquisas de campo na cidade de Pedro II, durante a 17ª do Festival de Inverno. Os levantamentos têm o intuito de avaliar a satisfação dos visitantes em relação a cidade e seus atrativos, e a movimentação econômica gerada pelo evento.

As pesquisas serão feitas em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus Pedro II e a Prefeitura Municipal de Pedro II.

"A realização dessas parcerias, integram o plano de gestão do secretário Pablo Santos, que acredita na importância delas por servirem como base para entendermos melhor a perspectiva turística dos municípios. A ideia é realizar essa pesquisa no festival e com isso, através da coleta desses dados, focar nas melhorias; estimular o crescimento dos setores turísticos, economia local e atrair aqueles que não marcaram presença. Será um trabalho importante", frisa Alex Albuquerque, diretor de Turismo da Setur.

Casarão histórico, em Pedro II (Foto: Thiago Amaral)

Ao todo, 15 alunos estarão espalhados em vários pontos do município, aplicando os questionários de Satisfação do Turismo e Econômico-Financeiro. A intenção é conversar com os visitantes para colher informações sobre os serviços e atrativos turísticos ofertados na cidade, assim como a movimentação econômica gerada pelo Festival de Inverno.

"A pesquisa não é só importante, mas fundamental. Nós precisamos de dados e de informações para termos um destino inteligente. Pedro II recebe um evento grandioso, se não tivermos dados dos turistas, produtos e serviços não entenderemos a complexibilidade que o turismo é. Temos que pensar além e o turismo como um todo.", finaliza André Perinotto, coordenador do Curso de Turismo da UFDPar.

Reunião de planejamento

Na tarde desta terça-feira (06), representantes da Secretaria do Turismo e das instituições envolvidas vão se reunir para planejar o andamento das pesquisas. O encontro acontecerá na Secretaria Municipal de Turismo de Pedro II.