Governador do Piauí sanciona lei que cria a Rota das Cachoeiras do Estado, que prevê infraestrutura para estimular o turismo

De acordo com a lei, as novas cachoeiras que forem descobertas após a aprovação da lei podem ser incluídas na nova rota

Por Portal O Piauí em 11/05/2023 às 05:16:38
Cachoeira do Piauí é um dos setores de grande importância para a melhoria do turismo no Piauí, estimulando diversos segmentos da economia

Cachoeira do Piauí é um dos setores de grande importância para a melhoria do turismo no Piauí, estimulando diversos segmentos da economia

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou, nesta terça-feira, 9, a Lei 8.039 de autoria do deputado estadual Fábio Novo que cria a Rota das Cachoeiras do Estado e institui programa de infraestrutura para estimular o turismo nas cachoeiras em vários municípios. Com a iniciativa, toda uma cadeia produtiva que envolve o ecoturismo será incentivada, melhorando importantes setores como da gastronomia, cultura, saúde, artesanato, transporte, agricultura familiar, hospedagem e economia solidária.

A criação da Rota das Cachoeiras vai ajudar o turista a explorar as belezas naturais desta rota cheia de atrativos que abrange regiões importantes do Piauí e proporcionará uma maior divulgação e aproveitamento das potencialidades dos municípios onde se localizam as cachoeiras.

O deputado Fábio Novo durante visita a uma das mais belas e importantes cachoeiras do Piauí.

O deputado Fábio Novo, autor do projeto, disse que conhece e visitou 35 cachoeiras no Piauí por meio do projeto que ele realizou, intitulado "Um novo olhar para o Piauí". Segundo ele, durante cinco meses do ano, no período chuvoso, as cachoeiras surgem em todo o Piauí, promovendo espetáculos de muita beleza.

"Cada cachoeira tem uma particularidade, tem uma beleza. Então isso pode ser potencializado no nosso Estado que é riquíssimo também em belezas naturais, com grande potencialidade para a exploração do ecoturismo por meio das cachoeiras", disse Fábio Novo. "Com a rota das cachoeiras, vários setores da economia dos municípios vão ganhar, já que os visitantes pagam pelos serviços diversos e compram produtos locais, então é uma ação muito positiva para o desenvolvimento do Piauí", acrescentou.

O deputado Fábio Novo disse que a Rota das Cachoeiras, além de incentivar o ecoturismo, vai estimular a cadeira produtiva completa que envolve o turismo como gastronomia, cultura, hospedagem, transporte, artesanato, agricultura familiar, arranjos produtivos locais, saúde, dentre outros.

A rota visa garantir aos visitantes experiências inesquecíveis nas áreas da gastronomia, do artesanato, das tradições culturais, da agricultura familiar e uma vivência cultural em comunidades abrangidas que têm um estilo de vida bastante peculiar; e que vão enriquecer as experiências dos turistas.

O projeto de lei visa, além de promover o turismo e o ecoturismo nas regiões das cachoeiras, fortalecer setores importantes como de transporte, alimentação, artesanato, comércio local, produtos da agricultura familiar, dentre outros. Com a rota, haverá seguramente demandas por serviços e produtos nestas áreas, o que é estimulante para os arranjos produtivos locais, refletindo de forma muito positiva em toda a economia do Piauí.

Está prevista a realização das feiras multissetoriais de negócios semelhantes às Feiras de Negócios da Micro e Pequena Empresa, incluindo os produtores locais de várias regiões do Piauí, também com o cuidado de estimular aspectos da culinária regional e local.


O Governo do Piauí produziu e publicou o Guia Piauí Cachoeiras, mostrando os municípios onde estão localizadas as principais cachoeiras que foram mapeadas, apontando que as mesmas promovem grandes espetáculos aos turistas e proporcionam momentos de emoção, alegria, paz e tranquilidade.

MUNICÍPIOS QUE TÊM IMPORTANTES CACHOEIRAS

A rota inclui os municípios de Esperantina, União, Piracuruca, Batalha, Cocal dos Alves, Piripiri, Pedro II, Campo Maior, Capitão de Campos, Juazeiro do Piauí, Jatobá do Piauí, Castelo do Piauí, Novo Santo Antônio, São Pedro do Piauí, São Félix do Piauí, Valença do Piauí, Milton Brandão e Alto Longá considerando as cachoeiras mapeadas pelo Governo do Estado, bem como outros municípios onde sejam verificadas posteriormente novas cachoeiras.

O Piauí tem belezas naturais e paisagens deslumbrantes geradas pelas cachoeiras que ficam muito em evidência no período chuvoso em vários municípios, muito deles, próximos de Teresina. O setor tem grande potencial para o ecoturismo e passará por melhorias a partir da infraestrutura de acesso, da sinalização, segurança e de cursos de formação de guias e do receptivo em geral.



Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários