Em Teresina, Semana Nacional do Teatro será comemorada no período de 23 a 27 com vasta programação

O Dia Mundial do Teatro, 27 de março, surgiu na década de 1960, sendo idealizado pelo Instituto Internacional de Teatro

Por Portal O Piauí em 17/03/2023 às 10:57:43
A abertura do evento será na frente do Theatro 4 de Setembro, na próxima quinta-feira, dia 23, às 18 horas.

A abertura do evento será na frente do Theatro 4 de Setembro, na próxima quinta-feira, dia 23, às 18 horas.

A Semana Nacional do Teatro, em Teresina, será comemorada de 23 a 27 de março, com uma vasta programação, a fim de abraçar variadas linguagens artísticas. O Dia Mundial do Teatro, 27 de março, surgiu na década de 1960, sendo idealizado pelo Instituto Internacional de Teatro.

As comemorações deste ano contarão com atividades por todo o Complexo Cultural. Nos dias 23, 24, 26 e 27, serão realizadas oficinas de Teatro com a atriz Silmara Silva e de Palhaçaria, ministrada por Lucas Nunes, as oficinas serão realizadas na Galeria de Arte "Nonato Oliveira".


Dia 23 de março

A abertura oficial da SenThe será no dia 23, às 18h, na Praça Pedro II, em frente ao Theatro 4 de Setembro, com apresentação do espetáculo infanto juvenil. Pega Sol, de Arimatan Martins (texto e direção), montagem do Grupo Harém de Teatro. Na sequência haverá apresentação do espetáculo A Rainha do Rádio, de José Saffioti Filho, numa montagem da Cia de Dramas e Comédias, com direção de Lari Salles, no Teatro "Torquato Neto", Club dos Diários. Logo após a apresentação da peça, haverá solenidade de entrega do "Troféu Em Cena", sob a organização do Grupo Tear de Teatro, a partir das 20h. E finalizando a programação desse primeiro dia, ainda na Galeria, tem show de Bia Magalhães e Banda.


Dia 24 de março

No segundo dia de evento (24), a programação inicia às 18h, com apresentação da peça Fogo de Palha, Vitorino Rodrigues. A montagem é do Cotjoc, com direção de Arimateia Bispo.

Às 19h, o Café Literário "Genu Moraes" recebe a FEIRA E ENCONTRO DE AUTORES PIAUIENSES. Na oportunidade, terá o lançamento do livro "João - Uma Assinatura de Cultura" e show de Os Olivêra.

A programação não tem intervalo. Quase simultaneamente, iniciando às 19h30, na Galeria dos Diretores, o Coletivo Piauhy Estúdio das Artes realiza a 37ª. Edição do Ciclo de Leituras Dramáticas, tendo Arnaldo Jabor como autor homenageado. O texto será "A Estória de Formiguinho ou Deus ajuda os bão", com direção de Adriano Abreu.

No Theatro 4 de Setembro, às 20h o palco é do espetáculo Casa de Penhores, de Isis Baião, pelo Grupo Raízes Teatro, com direção de Arimatan Martins. A programação do segundo dia finaliza com shows de Cláudia Simone e Hernane Felipe e ainda, Bixanikas.


Dia 25 de março

O sábado teatral começa com um café da manhã na Galeria de Arte "Nonato Oliveira", às 9h. Em seguida, apresentação de espetáculo circense. Um dos momentos mais esperados é o 1º Fórum do Teatro Piauiense (Reflexões estéticas – formação – financiamento), começando ás 10h30, com mediação de Adriano Abreu.

Ainda na programação do sábado (25), às 16h, será apresentado um espetáculo para os pequenos: A Princesinha e o Plebeu, com texto e direção de Paulo de Tarso Alves, montagem do Grupo de Teatro Ribalta

Do outro lado do Complexo Cultural, na Praça Pedro II, em frente ao Theatro 4 de Setembro, o Grupo Utopia de Teatro apresenta As Aventuras de Teco, de Chicão Borges. Após, será a vez do espetáculo "Acrobatic"s Cirque", do Circo Zoin, no palco do Theatro 4 de Setembro.

No Theatro Torquato Neto, a partir das 18h30 haverá apresentação do espetáculo A Vegana, de Fábio Christian, com Roberto Portela. A direção é de Chiquinho Pereira.

Uma das peças mais aclamadas em 2022 vai finalizar a programação teatral do sábado. Esperando Godot, do Grupo Harém de Teatro e direção de Arimatan Martins, será apresentada no Theatro 4 de Setembro, às 19h. Em seguida, a partir das 20h30, shows com Danilo Rudah e Preto Kedé, ambos no Espaço Cultural Osório Júnior



Dia 26 de março

No domingo, a programação será a partir das 17h, no palco do Theatro 4 de Setembro. O Mágico Zaron apresenta o espetáculo Encanto e Mistério. A Trupe Euriberto vai apresentar incríveis acrobacias.

Ainda no palco do Theatro, o Grupo Humanitas de Teatro apresenta o espetáculo AS SETE IRMÃS, de Walden Luiz, com direção de Júnior Marks, a partir das 19h. Moisés Chaves e Geraldo Brito finalizam a programação de domingo no Café Literário.


Dia 27 de março (Dia do Teatro)

O dia 27 é mais que especial para comemorar essa que é conhecida como "a quinta arte". A programação desse dia será toda no Theatro 4 de Setembro. O ato 27 vai trazer o espetáculo adulto "Marcadas pela culpa", de Isis Baião. A direção é de Adalmir Miranda, com montagem do Grupo Oficinão.

À tarde, às 17h, as atenções se voltam para o momento cênico conduzido pela Escola Técnica Estadual de Teatro "Prof. José Gomes Campos". O espetáculo Os Porcos, de Bid Lima finaliza a programação de apresentações de espetáculos. Texto adaptado do conto original, "A Gente Combinamos de Não Morrer", de Conceição Evaristo – Olhos D"água. A montagem é do Coletivo Capemga e direção de Maneco Nascimento. Em seguida, haverá apresentação do resultado das oficinas de teatro e circo.

A SenThe encerra com show da banda Roque Moreira.



Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários