O governador Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira, 15, em Brasília (DF) de reuniões em órgãos federais para discutir sobre questões como a sustentabilidade ambiental, o Parque Nacional Serra da Capivara, o perímetro de irrigação dos Tabuleiros Litorâneos, ferrovias e a atração de recursos federais para investimentos no Piauí.

Inicialmente, o governador e o secretário de Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, se reuniram com o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, e com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho. "Durante o encontro, reforçamos o compromisso do Piauí com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável", disse o governador Rafael Fonteles.

Um dos pontos discutidos foi a concessão do Parque Nacional Serra da Capivara, dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "A nossa ideia é que a iniciativa privada ajude na preservação e manutenção do parque e contribua para o desenvolvimento do turismo ecológico, histórico e arqueológico na região", explicou Rafael Fonteles.

Outro ponto debatido foi a revitalização do Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (Nuperade), localizado na região de Gilbués, no sul do Piauí. O núcleo estuda o fenômeno da desertificação e testa tecnologias para o controle do processo de degradação e recuperação destas áreas.

O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, falou sobre a proteção e preservação dos principais biomas existentes no Piauí, como o Cerrado e a Caatinga. Além disso, reforçou que o estado tem cerca de 30.000 km2, aproximadamente 13% de seu território, sob áreas de unidades de conservação. Números que colocam o Piauí atrás apenas da Amazônia Legal, no que diz respeito ao percentual territorial sob unidades de conservação.