Rafael anuncia expansão do Metrô de Teresina e estudos para intermodal que liga todo o Piauí

A linha de metrô da zona Sudeste da capital será expandida em dois quilômetros, atendendo a cerca de 5.000 pessoas ao dia.

Por Portal O Piauí em 11/03/2023 às 16:31:29
O governador Rafael e o presidente da Companhia Ferroviária do Piauí, José Augusto Nunes, trataram sobre o projeto de ampliação e melhoria do Metrô de Teresina

O governador Rafael e o presidente da Companhia Ferroviária do Piauí, José Augusto Nunes, trataram sobre o projeto de ampliação e melhoria do Metrô de Teresina

O governador Rafael Fonteles anunciou, neste sábado (11), que o Metrô de Teresina passará por expansão e requalificação como forma de melhorar o transporte público na capital. O anúncio foi feito durante reunião com o presidente da Companhia Ferroviária do Piauí, José Augusto Nunes.

A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) será responsável por essa requalificação. Foi autorizado, neste sábado, outro projeto, desta vez para a expansão em dois quilômetros da linha férrea na região Sudeste de Teresina. Estudos serão realizados com o propósito de expandir o metrô também para as regiões Norte e Sul da capital.

O governador anunciou, ainda, que até o mês de abril será lançada licitação para realização de estudos para o intermodal do Vale do Parnaíba – como tem sido chamado pela gestão –, que envolve o Porto de Luís Correia e a ferrovia que liga Teresina ao litoral do estado, além da hidrovia que liga a capital ao Cerrado piauiense. "Após a realização desses estudos, iremos fazer a concessão ou uma Parceria Público?Privada (PPP) para esse intermodal, que será operado pela iniciativa privada", disse Rafael Fonteles.

O chefe do Executivo piauiense destacou que, com esses investimentos, serão notáveis as melhorias no transporte urbano de Teresina. Segundo ele, isso dá início à meta de ligar a região Sul do Piauí, o Cerrado piauiense, ao litoral. "Com essa ligação, faremos com que a nossa grande riqueza, a produção de grãos, seja exportada por meio do Porto de Luís Correia, que será realidade dentro de alguns anos", frisou o governador.

O presidente da Companhia Ferroviária do Piauí afirmou que a ampliação do metrô irá marcar a gestão do governador Rafael Fonteles. "Iremos entregar a Teresina mais dois quilômetros de linha férrea, beneficiando cerca de 5.000 pessoas por dia, levando da zona Sudeste ao Centro de Teresina, o que irá encurtar distâncias e fortalecer o comércio", destacou José Augusto Nunes.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários