Governador do Piauí anuncia a criação da Secretaria das Relações Sociais

Núbia Lopes será a titular a nova secretaria que vai aumentar a participação e escuta da sociedade, dos movimentos comunitários, sociais e populares, das entidades e dos conselhos

Por Portal O Piauí em 05/01/2023 às 18:37:49
Núbia Lopes, com origem nos movimentos sociais, vai cuidar da ampliação da participação social nas decisões ligados ao novo governo

Núbia Lopes, com origem nos movimentos sociais, vai cuidar da ampliação da participação social nas decisões ligados ao novo governo

Para buscar sintonia com a formatação do governo federal, o governador Rafael Fonteles, disse nesta quinta-feira, 5, que vai criar a Secretaria das Relações Sociais. O gestor se reuniu com a superintendente de Relações Sociais do Governo do Piauí, Núbia Lopes, que será a titular da nova secretaria.

A secretaria é uma adequação da já existente Superintendência de Relações Sociais e irá funcionar no Palácio de Karnak. O objetivo é ampliar a participação e relação do governo estadual com a população. A decisão adequa a estrutura administrativa do Executivo para o cumprimento das metas estabelecidas no plano de governo.

"Queremos aumentar a participação e escuta da sociedade, dos movimentos comunitários, sociais e populares, das entidades e dos conselhos. Tudo aquilo que envolve a participação popular. É importante robustecer essa área para melhorar a eficiência no tratamento dessas demandas que virão da sociedade. Nosso papel é dialogar e executar aquilo que é possível dentro da nossa realidade orçamentária. A Núbia já era superintendente, já realizava o excelente trabalho e aceitou o desafio de ser secretária das Relações Sociais", ressaltou Rafael Fonteles.

Núbia Lopes destacou que, além da ampliação do diálogo com a sociedade, a criação da secretaria implementa a lei que institui a Política Estadual de Participação Social (PEPS), lei nº 7.357, de 3 de fevereiro de 2020. "O trabalho realizado hoje pela Superintendência de Relações Sociais com os sindicatos, movimentos sociais e conselhos, será feito com a autonomia de uma secretaria. Então, vamos continuar atendendo, trabalhando, com maior responsabilidade. E teremos a possibilidade de ampliar esse diálogo. Assim, implementamos no Estado a lei que amplia essa política de participação social, negociação com os sindicatos e atendimento aos conselhos", disse a gestora.

O projeto de lei que estabelece a adequação da Superintendência de Relações Sociais para secretaria será enviada para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para apreciação da casa. A proposta faz parte das mudanças administrativas que o governador Rafael Fonteles pretende fazer para atualizar, modernizar e atender às demandas do Estado.

Núbia Lopes é professora, dirigente sindical, foi diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí (Sinte-PI), secretária de formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), secretária de políticas Sociais da CNTE e conselheira do Conselheiro Nacional das Crianças e Adolescentes (Conanda).

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes