UFPI oferece 3.062 vagas em 69 cursos para o SISU 2023.1 em Bom Jesus, Floriano, Picos e Teresina

As inscrições podem ser feitas em novo prazo, que é de 16 a 24 de fevereiro de 2023; veja o link de acesso ao termo do SISU da Ufpi

Por Portal O Piauí em 27/12/2022 às 14:38:18

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou o Termo de Adesão ao SISU do semestre 2023.1 e as inscrições podem ser feitas no período de 16 a 24 de fevereiro de 2023, através exclusivamente do site oficial do processo seletivo do MEC. Serão ofertadas 3.062 vagas em 69 cursos dos campi de Bom Jesus, Floriano, Picos e Teresina.

Cotas – Do total de vagas, 50% são voltadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012. Nesse sentido, há vagas destinadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

Ainda podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.

Vale mencionar que as normas específicas de seleção e matrícula na UFPI serão objeto de edital próprio, a ser publicado no site da Universidade.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição mais recente antes do processo seletivo do Sisu, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem.

https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/2022/termo_adesao_5_UFPI_5.pdf

Confira o Termo de Adesão.

O Reitor da Uespi, Evandro Alberto, e o Pró-reitor de Ensino e Graduação, Paulo Henrique, comunicaram que a instituição mantém vagas pelo SISU.


UESPI REVÊ MUDANÇA E OFERTARÁ VAGAS AO SISU

O Reitor da Uespi, Evandro Alberto, e o Pró-Reitor de Ensino e Graduação, Paulo Henrique, informar este mês sobre a decisão do Conselho Universitário (Consun) de manter as vagas do Sisu 2023.1

A proposta anterior, aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX), em novembro, era que ocorresse o cancelamento do período 2023.1 para readequação do Calendário Acadêmico da instituição dentro do ano civil. Porém, como essa decisão afetava a adesão da Universidade ao Sisu e causava a não oferta de vagas, o Conselho Administrativo (Consun), responsável, entre outras atribuições, por decidir questões relativas a vagas a serem ofertadas pela Uespi, revogou quanto ao cancelamento e manteve a adesão e a oferta de vagas.

Para o Reitor a decisão dos Conselheiros do Consun é uma demonstração de que a Uespi sempre esteve aberta ao diálogo e que suas decisões são democráticas. "A Uespi é do Estado do Piauí, ela é dos piauienses e a gente fica feliz de ver a própria sociedade se movimentando para conquistar uma vaga na universidade do Piauí. Importante sempre reafirmar que as decisões não são monocráticas e os Conselhos da Universidade existem para atuarem nessas questões. O certo é que tudo que fazemos é pensando sempre o melhor para nossa comunidade interna e para a sociedade em geral", afirmou.

Atualmente, a UESPI oferta o semestre 2022.1 com término previsto para fevereiro de 2023. Isso representa um atraso de 8 meses em função do grave momento da pandemia vivido em 2020, que alterou o andamento das atividades de ensino em todo o País, gerando semestres não ajustados ao ano civil.

A nova decisão tomada é a continuidade do calendário acadêmico ofertando vagas no SiSU2023. Na oportunidade, o Pró-Reitor de Ensino e Graduação, Prof. Paulo Henrique, destacou que existe uma possibilidade do retorno da prestação de vestibular próprio da Uespi. "Percebemos que é um desejo da comunidade acadêmica da Uespi voltar a ter o vestibular tradicional, que valoriza a nossa cultura, a nossa história, então essa é uma discussão que já começou e vai avançar nos conselhos em 2023", finaliza.



Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes