Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Raridade

Mãe dá à luz quíntuplos em São Paulo; parto foi acompanhado por estudantes e profissionais

Ela estava internada desde o final de 2021 no hospital para acompanhamento


Médicos do Hospital Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da cidade de São Paulo, realizaram um parto raro de quíntuplos, com 29 semanas de gestação. A cesariana aconteceu ontem (10) e foi transmitida ao vivo para o anfiteatro do hospital para profissionais e estudantes da unidade de saúde. A cada nascimento, as pessoas que estavam assistindo batiam palmas.

Os cinco bebês - Madalena, Isabel, Helena, Enrico e Ravi – passam bem, mas seguem internados para acompanhamento médico até que possam receber alta. A mãe Yanike Piera já tem dois filhos. Com os cinco a familia cresceu bastante.

Yanike tem 28 anos de idade e estava internada desde o final de 2021 no hospital para acompanhamento, no espaço Casa da Gestante, que busca reproduzir o ambiente do lar para dar um pouco mais de conforto à grávida.

Ela mora em Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo, onde os vizinhos já se mobilizaram para fazer uma vaquinha no sentido de garantir o sustento dos bebês. É que o pai das crianças é um motoboy e se separou de Yanike que trabalhava como vendedora de roupas. Agora, a avó dela falou que a família vai ter parar para ajudar em termos financeiros e de mão-de-obra.


O parto envolveu uma equipe com mais de 20 profissionais e acompanhamento na unidade de terapia intensiva neonatal. A decisão pelo parto cirúrgico foi tomada no fim de semana, pela equipe médica, a partir dos exames de monitoramento dos bebês.

Alta complexidade

O Hospital de Vila Nova Cachoeirinha é referência no atendimento de alta complexidade na gestação. Em junho do ano passado, foi realizada na unidade uma cirurgia em um feto, ainda no útero da mãe, para a correção mielomeningocele, uma disrafia espinhal que afeta o fechamento da coluna. Nos bebês que nascem com essa condição, as raízes nervosas ficam alteradas e presas à pele e aos ossos da coluna, prejudicando a inervação dos membros inferiores, intestinos e vias urinárias.

Edição: Fernando Fraga

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!