Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Novos investimentos

Governador do Piauí apresenta projeto de Hidrogênio Verde na Austrália para atrair investidores

Rafael esteve na sede da Yara Pilbara Fertilizantes na busca de parcerias para a produção de fertilizantes verdes no estado.


Foto: Divulgação/Ccom

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta segunda-feira (18), na Austrália, a sede da Yara Pilbara Fertilizantes, uma das maiores produtoras e exportadoras de amônia do mundo, onde pôde apresentar o projeto do Hub de Hidrogênio Verde do Piauí na busca de parceria para a produção de fertilizantes verdes em território piauiense.

Localizada em Perth, no estado de Western, a Yara Pilbara Fertilizantes é reconhecida como a maior companhia global de produção de amônia para fertilizantes e insumos, exportando para mercados domésticos e globais. Atualmente, a empresa caminha para ter a primeira fábrica de produção de fertilizantes verdes no mundo, já estando em fase final das obras de construção.

Durante a reunião com representantes da empresa, o governador ressaltou que a amônia verde tem papel fundamental na descarbonização global e exaltou a participação do grupo no processo de transição para fontes de energias sustentáveis. "Apresentamos nosso projeto do Hub de Hidrogênio Verde, que vai contribuir de forma significativa com a meta mundial de redução dos impactos do aquecimento global", disse Rafael Fonteles.

Busca de parcerias

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta segunda-feira (18), a sede da empresa Invest & Trade Western Australia (ITWA), órgão governamental da Austrália Ocidental que possui função parecida com a Investe Piauí. A proposta é estabelecer parcerias nas áreas da mineração, transição energética, hidrogênio verde (H2V) e agricultura.

Rafael Fonteles destacou a importância da visita, ressaltando as semelhanças entre os estados, ambos com população pequena e vasta extensão territorial. Ele enfatizou o potencial de cooperação técnica para impulsionar a transição energética e explorar também as oportunidades nos setores agrícola e de mineração.

Rafael Fonteles demonstrou interesse em aprofundar as negociações e fortalecer os laços para uma cooperação técnica com a ITWA para aproveitamento dos potenciais que o Piauí tem em comum com o estado australiano. "Estamos no maior estado do mundo, com mais de 2,5 milhões de km². Eles têm uma agência semelhante com a Investe Piauí e temos similaridades, uma população pequena em uma área grande em fase de transição energética", considera o governador.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, explica que este é um momento importante de troca de experiências. "Vamos entender como que eles realizam esse trabalho de promoção do estado aqui da Western Australia, nós vamos provocar uma cooperação entre a gente, trabalhar em uma parceria nos setores do hidrogênio verde, entre os fertilizantes, da amônia verde e da mineração, que são os setores principais aqui do estado de Western Austrália. Então, é uma troca de experiências", revela o gestor.

Sobre a Invest and Trade Western Australia

A Invest and Trade Western Australia atua como "porta de entrada" para auxiliar investidores e empresas a interagirem com indústrias estabelecidas, a reunir informações cruciais e facilitar os negócios na região. A organização opera em uma extensa rede de escritórios internacionais nas regiões da Ásia, China, Índia, Nordeste asiático, Europa e Américas.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!