Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Abertura de empresa

Ranking nacional aponta Piauí como um dos estados menos burocráticos para abertura de empresas

Em relação às empresas que necessitam da obtenção de licenças, o Governo do Estado também facilitou o seu processo de abertura


No Piauí são 745 atividades econômicas dispensadas, o que deixa o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 770.

O Piauí é um dos estados menos burocráticos do Brasil para se abrir empresas, segundo o Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), nessa quarta-feira (2).

No Piauí são 745 atividades econômicas dispensadas, o que deixa o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 770. Com a dispensa de alvarás e licenças pelos órgãos de Bombeiros, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, as empresas são abertas com maior facilidade e agilidade, podendo dar início aos seus serviços, assim que obtiver o número do CNPJ e inscrição fiscal.

Os números positivos obtidos pelo Piauí se devem à aplicação da Lei de Liberdade Econômica, que possibilita que negócios que se enquadrem nas atividades de baixo risco sejam dispensados de licenças, beneficiando a milhares de empresas.

Outro ponto fundamental é o novo portal Gov.Pi Empresas, lançado em junho pelo Governo do Estado. A plataforma traz maior facilidade ao processo de abertura de negócios no estado e tem a estimativa de dispensar o licenciamento de 40% das empresas.

Segundo o MDIC, a dispensa de licenças e alvarás não beneficia apenas os empreendedores, mas também o setor público, que pode direcionar a fiscalização de acordo com o grau de impacto das atividades econômicas. Desta forma, há melhor direcionamento e otimização dos recursos públicos.

Em relação às empresas que necessitam da obtenção de licenças, o Governo do Estado também facilitou o seu processo de abertura. Com o Gov.Pi Empresas, é possível, em poucos minutos e em um só local, obter as licenças do Corpo de Bombeiros, Adapi, Vigilância Sanitária, Secretaria do Meio Ambiente, registro na Junta Comercial e consulta prévia na Prefeitura Municipal, facilitando a vida do empreendedor.

Leia também:

Piauí está entre os três estados mais rápidos na abertura de empresas

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!