Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Hospital de Urgência

Hospital de Teresina é referência em captação de órgãos e tecidos para transplantes no Piauí

Credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora, o HUT tem sido estratégico para a Central de Transplantes


Por ser uma referência para o sistema de transplantes, o HUT participou, nessa quinta-feira (18), de uma atualização oferecida pela Central Nacional

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), unidade pública vinculada a Fundação Municipal de Saúde (FMS) atua como captador de órgãos para transplantes. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) existe para acolher e ajudar as famílias de potenciais doadores, a fim de ofertar o direito da doação de órgãos, e viabilizar para que o processo seja ágil, eficiente e atue de acordo com os parâmetros éticos, morais e legais.

Credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora, o HUT tem sido estratégico para a Central de Transplantes. Segundo a médica Lourdes Veras, gerente da Central Estadual de Transplantes do Piauí, "O HUT é o hospital mais importante do Estado no processo de doação. É a maior referência em urgência e emergência, salvando vidas também de muitos pacientes que estão em lista de espera para transplante no Piauí e em outros estados do Brasil", enfatiza.

Em apenas 07 meses após a retomada das captações, o HUT contabilizou até o último mês de abril, 138 procedimentos, entre córneas, rins e fígado representando cerca de 60% das doações de múltiplos órgãos e tecidos efetivadas em todo o Estado do Piauí.

Por ser uma referência para o sistema de transplantes, o HUT participou, nessa quinta-feira (18), de uma atualização oferecida pela Central Nacional. Sob supervisão de tutores do Hospital Israelita Albert Einstein, a equipe da CIHDOTT participou de um curso sobre processos de doação, transplantes e manutenção de potenciais doadores, a capacitação aconteceu no auditório do Hotel Uchoa em Teresina e faz parte do Proadi-SUS, programa do Ministério da Saúde em que o HUT está inserido desde 2021.

"Trabalhamos para que possamos cada vez mais conscientizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos e, consequentemente, aumentar as chances de novos transplantes com o intuito de reduzir a fila de espera e salvar o maior número de vidas possíveis", afirma o médico Danilo Luz, coordenador da CIHDOTT.

No Brasil a doação de órgãos e tecidos só acontece com autorização da família e o processo só pode ser feito quando for constatada a morte encefálica. Portanto, é fundamental manifestar a vontade de ser doador a sua família. Com a doação de órgãos, um único gesto pode salvar até cinco vidas.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!