Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Atração de investimentos

Governo do Piauí vai apresentar na Europa as potencialidades do estado para investimentos

Além do potencial na área de belezas naturais, o Piauí tem vastas áreas de preservação ambiental


O Parque Nacional da Serra da Capivara é um potenciais que o Piauí tem e que precisam ser mais visitados pelos turistas.Foto: Edu Coelho/Destaque no The New York Times

O governador Rafael Fonteles e uma comitiva do Governo do Estado viajam para a Europa, no dia 31 de março. Durante a viagem será realizada a inauguração dos escritórios da Investe Piauí, em Portugal e na Estônia.

O objetivo dos escritórios é aproximar o Estado de países tecnologicamente avançados e atrair investimentos estratégicos. Além disso, o governador Rafael Fonteles pretende transformar o Piauí no Estado mais digital do Brasil, tomando por base o modelo adotado na Estônia.

Na Estônia, a Investe Piauí terá a missão de apresentar à comitiva piauiense experiências bem sucedidas desenvolvidas no país, em diferentes áreas, e que podem ser trazidas para o estado. Para tanto, a comitiva fará visitas nas áreas da saúde, desenvolvimento social, educação, segurança pública e tecnologia. Estão previstas a visita a um orfanato, a um hospital, bem como a iniciativas do sistema educacional estoniano e da segurança do país. A comitiva também deve visitar o ecossistema de inovação onde entenderão o funcionamento do Programa de Cidadania Digital, ecossistema de startups.

"A Estônia fazia parte da União Soviética e teve que se reinventar após o fim desse regime. Eles resetaram toda a legislação, tiveram dificuldades, mas deram o "pulo do tigre", transformando o país por meio da tecnologia. A missão na Estônia tem como objetivo sacramentar a aproximação entre os dois territórios. Vai dar um norte para a transformação digital do Estado do Piauí ", explica o diretor de Inovação da Investe Piauí, Christian Paz, que ainda ressalta que a Estônia é um dos países mais digitais do mundo, com 99% dos serviços públicos prestados por meio da internet.

Em Talim, capital da Estônia, será realizada ainda o lançamento do portal Startup Piauí, uma ação da Investe Piauí para divulgar o potencial do Estado, atrair talentos e pessoas que queiram trabalhar aqui de forma remota, os chamados nômades digitais.

"O trabalho remoto é uma cultura que está ganhando força em muitos lugares e setores, principalmente, por conta do período pandêmico que vivemos recentemente. Então, queremos estimular profissionais que trabalham de forma remota a vir para o Piauí, que além de belezas naturais pode também ofertar infraestrutura adequada e assim causar um impacto social. Esse é um dos objetivos do nosso programa: associar o turismo ao trabalho remoto para que os "nômades" tenham condições de exercer a sua atividade por um certo período e ajudar nesse desenvolvimento regional", finalizou o diretor.

Piauí – Estônia

A relação Piauí e Estônia começou ainda no governo Wellington Dias com o então secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, que incumbiu a Investe Piauí de buscar as melhores referências mundiais nas mais diversas áreas, no qual o Governo tivesse oportunidade de desenvolvimento digital.

O papel da Investe Piauí é apresentar oportunidades para diferentes áreas do governo e possíveis soluções. Mostrar o que a Estônia fez de diferente nas mais diversas frentes.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!