Dia histórico na medicina do Piauí: Hospital Getúlio Vargas realiza primeiro implante de marca-passo

O hospital, que é um dos mais importantes do Piauí, vem batendo recordes em cirurgias

Por Portal O Piauí em 17/10/2022 às 08:10:12
O HGV é um hospital público que vem se destacando nos tratamentos de alta complexidade

O HGV é um hospital público que vem se destacando nos tratamentos de alta complexidade

Um dia histórico para a medicina do Piauí. O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, realizou nesta sexta-feira (14) o primeiro implante de marca-passo definitivo bicameral em hospital público do Estado. Para o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, é um dia histórico para todos do HGV.

"Implantamos o primeiro marca-passo no nosso hospital. Uma paciente que ficou 48 dias na UTI, fez o procedimento hoje e no domingo já terá alta hospitalar", destacou Osvaldo.

Os cirurgiões que realizaram o procedimento foram Carlos Eduardo Batista de Lima e Antônio Vieira de Jesus.

Segundo Osvaldo Mendes, o procedimento somente foi possível graças ao empenho da equipe do HGV e ao Governo do estado e Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh).


HGV realiza 1.302 procedimentos cirúrgicos só em setembro

O hospital realizou 1.302 cirurgias no mês de setembro, registrando um aumento de 27,72% em relação ao mês de janeiro deste ano. Segundo dados do hospital, em janeiro foram realizadas 941 cirurgias e em setembro 1.302 procedimentos, totalizando 10.334 cirurgias somente este ano.

O diretor-geral, Osvaldo Mendes, considera o resultado positivo apesar de todas as dificuldades enfrentadas este ano. "Tivemos um aumento considerável em todas as especialidade, principalmente nas cirurgias urológicas, vasculares e cabeça e pescoço, áreas que tinham sido prejudicadas devido à pandemia, mas agora estamos dando celeridade a fila de espera e esperamos que, em breve, consigamos dar vazão à demanda reprimida", explica Osvaldo Mendes.

O coordenador do Centro Cirúrgico, enfermeiro Ronaldo José, destaca que o setor está trabalhando em sua capacidade máxima. "Estamos realizando procedimentos todos os sábados, diminuindo, assim a fila de espera e aumentando a rotatividade dos leitos, fazendo um melhor gerenciamento para receber cada vez mais pacientes", explica. Ronaldo José acrescenta que houve também um aumento na realização dos transplantes renais, somando já 18 somente este ano.


HGV bate recorde de cirurgias

O HGV realizou 1.412 cirurgias, no mês de maio de 2022, um aumento de 26,5% em relação ao mês anterior. ¨Nós batemos o recorde de cirurgias no mês passado. Esse resultado é fruto da integração de vários setores desde a internação, clínicas e serviços complementares. Sinto-me feliz, como gestor, em ver o HGV cumprindo seu papel dentro da rede de assistência à saúde¨, declara o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes.

Para o coordenador do centro cirúrgico do HGV, Ronaldo José, foi uma melhora significativa na realização dos procedimentos, o que contribuiu para reduzir a fila de espera. "Isso somente foi possível com uma otimização dos agendamentos de procedimentos aos sábados em regime de mutirão, devido ao empenho de várias especialidades: ortopedia, cirurgia geral, plástica, otorrrino, cardiologia e urologia", explica o enfermeiro.

O presidente da Fepiserh, órgão que administra o HGV, Ítalo Rodrigues, destaca a resolutividade do hospital e sua capacidade de atender a demanda cirúrgica do Estado. "O maior hospital do Piauí, referência em alta complexidade, consegue ampliar os seus serviços e sua capacidade de atendimento com qualidade e acolhimento. Isso só é possível graças a uma equipe dedicada e aos investimentos do Governo do Estado", afirma.

O maior volume cirúrgico foi nas áreas de ortopedia com 267 procedimentos realizados; vascular com 183 procedimentos realizados; oftalmológica com 145; cirurgia geral com 143; e otorrino com 127.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários

Mulheres Acompanhantes