Brasília se prepara para fortalecer sua posição como centro de referência em dança clássica no cenário nacional com o lançamento da Companhia Bailarinos de Brasília e a segunda edição do Festival Internacional de Dança (FID). A iniciativa promete reunir artistas de alto nível, consolidando a cidade como um importante polo cultural.
A Companhia Bailarinos de Brasília surge com o objetivo de promover a excelência técnica e artística na dança, oferecendo espetáculos, projetos formativos e ações que valorizem a dança como linguagem artística e ferramenta de transformação cultural.
O 2° Festival Internacional de Dança de Brasília (FID) expande sua proposta, visando ser um espaço de formação, intercâmbio e descoberta de talentos. O festival oferecerá aulas, workshops, dinâmicas, apresentações e uma mostra competitiva com premiações em dinheiro e bolsas de estudo em instituições nacionais e internacionais.
O FID contará com a participação de renomados nomes da dança de diversos países, incluindo Cuba, Estados Unidos, Suíça, Portugal, Alemanha, México, Inglaterra, Canadá e Espanha, além de importantes instituições brasileiras, promovendo uma integração entre o Brasil e o mundo da dança.
A programação especial inclui:
A iniciativa demonstra um investimento significativo na cultura e nas artes, buscando descentralizar o acesso à dança e promover o desenvolvimento artístico no país, indo na contramão do que se vê no governo federal, que pouco se importa com o setor.
*Reportagem produzida com auxílio de IA