Feira da economia solidária de Pedro II será opção para os turistas no Festival de Inverno, no período de 8 a 11 de junho

Este ano será realizada na Serra dos Matões, perto do Morro do Gritador, com artistas da terra, apresentações culturais, venda de produtos orgânicos, exposições e vendas, artesanato, gastronomia e palestras

Por Portal O Piauí em 07/06/2023 às 06:48:58
O Morro do Gritador um dos mais belos pontos turísticos de Pedro II que serão visitados durante o Festival de Inverno

O Morro do Gritador um dos mais belos pontos turísticos de Pedro II que serão visitados durante o Festival de Inverno

O Piauí, no período de 8 a 11 de junho, será palco do maior festival de inverno gratuito do norte e nordeste do Brasil, na cidade de Pedro II. O festival está de volta após 3 anos de suspensão devido às restrições da Covid-19. Com uma programação diversificada, o festival visa agradar todos os gostos pelas diversas atrações locais, como artesanato, o ecoturismo, o clima serrano muito agradável e muitas atrações musicais.

Em Pedro II, durante o Festival de Inverno, será realizada, na Serra dos Matões, perto do Morro do Gritador, a XV Feira da Economia Solidária - Promovendo Esperança e Cidadania no Campo que é realizado pela Comunidade Kolping Pedro II. Haverá shows com artistas da terra, apresentações culturais, venda de produtos orgânicos da agricultura familiar, exposições e vendas da produção dos empreendedores da economia solidária, exposições, artesanato, gastronomia e palestras.

Com uma cultura e produção artesanal pulsante, Pedro II conta com uma gama diversificada de atrações para os turistas que irão ao município para curtir os 4 dias de festival, tais como: a produção da opala, a confecção artesanal de redes, além do ecoturismo, que conta com diversas trilhas, cachoeiras e vistas incríveis.

Além dos palcos principais, que contará com a presença de artistas de renome nacional como Duda Beat, Frejat, Chico César e Vanessa da Mata, o festival de inverno contará com uma programação especial no Mercado do Artesão, que recentemente passou por uma ampla reforma. Lá, a festa será animada por Gonzaguinha e Raimundo Carneiro, Trupe Apollo e o centro de Ballet Layla Thuany. A programação acontecerá do dia 8 ao 10, a partir das 15h.

Pedro II (Foto: Thiago Amaral)

Artesanato

Pedro II também possui uma rica produção de artesanato, as redes produzidas por artesãs no município são um show à parte. O município é conhecido como a "terra da rede". O artesanato voltado para as redes iniciou no final do século XIX, com a chegada do padre Joaquim de Oliveira e suas irmãs, Honorinda, Marina e Severa, que introduziram a arte da confecção de redes utilizando teares de grade.

O Mercado dos Artesãos é também uma ótima pedida para quem deseja conhecer e se aprofundar nas produções de artesanato da região. O mercado é um conjunto comercial que conta com diversos produtores que comercializam variados produtos. Lá, o turista vai encontrar desde peças em opala, redes, além de opções gastronômicas com pratos típicos locais.

Minas de Opala

Uma das atividades que atraem olhares de todo o mundo é a extração do mineralóide Opala, uma pedra preciosa que é encontrada somente na Austrália, Pedro II e mais recentemente descoberto também em Marte. Em Pedro II é possível fazer visitas em minas que contemplam a cadeia de produção de jóias e decoração feitas com a pedra.

A mais famosa é a mina Boi Morto, uma das maiores do mundo em céu aberto. A mina fica localizada ao pé da Serra do Boi Morto, a 6 Km de Pedro II; o trajeto é feito por uma estrada de piçarra. Essa foi a primeira mina de opala na cidade. A mina do Boi Morto é aberta à visitação, preferencialmente com um guia turístico, e contempla áreas relacionadas à extração, como de lavra e ainda de preservação da natureza.

Atrativos turísticos e ecoturismo

Pedro II, a Suiça piauiense, está situada a uma altitude de 600 metros em relação ao nível do mar, proporcionando um clima e atmosfera que contrasta com o clima da região. A cidade possui uma gama de atrações que ano após ano vem atraindo novos turistas e aventureiros: trilhas, cachoeiras, morros e pontos turísticos.

Repleto de atrações para quem deseja se aventurar na natureza, Pedro II conta com trilhas e estradas vicinais propícias para a prática de esportes como ralis e enduros. Outras atrações naturais presentes são as famosas cachoeiras que atraem cada vez mais visitantes para banho e prática do rapel. Se destacam a Cachoeira do Salto Liso, com 26 metros de altura, e a Cachoeira do Urubu Rei, com cascatas de 76 metros.

O Morro do Gritador, outra grande atração turística, é um ótimo local para contemplação da beleza natural da região. Situado a uma altitude de 776 metros em relação ao nível do mar, o morro fica situado na divisa de Pedro II, Piracuruca, São João da Fronteira e Domingos Mourão. O acesso ao pico é feito através de uma via pavimentada e conta com uma infraestrutura adequada para receber os turistas.

Mirante Morro do Gritador, em Pedro II (Foto: Thiago Amaral)

Rede hoteleira

O turista pode contar com uma ampla rede de pousadas e hotéis para aproveitar todas as maravilhas disponíveis em Pedro II. Durante o festival de inverno, a prefeitura do município conta com uma central de reservas para aluguel de casas disponibilizadas pelos moradores. Através do contato via WhatsApp, pelo número (86) 99558-1696, os turistas receberão informações necessárias para efetuar reserva em casas domiciliares.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários