BANNER GOV.PI

Feira da economia solid√°ria de Pedro II ser√° opção para os turistas no Festival de Inverno, no per√≠odo de 8 a 11 de junho

Este ano ser√° realizada na Serra dos Matões, perto do Morro do Gritador, com artistas da terra, apresentações culturais, venda de produtos org√Ęnicos, exposições e vendas, artesanato, gastronomia e palestras

Por Portal O Piauí em 07/06/2023 às 06:48:58
O Morro do Gritador um dos mais belos pontos turísticos de Pedro II que serão visitados durante o Festival de Inverno

O Morro do Gritador um dos mais belos pontos turísticos de Pedro II que serão visitados durante o Festival de Inverno

O Piau√≠, no per√≠odo de 8 a 11 de junho, ser√° palco do maior festival de inverno gratuito do norte e nordeste do Brasil, na cidade de Pedro II. O festival est√° de volta após 3 anos de suspensão devido às restrições da Covid-19. Com uma programação diversificada, o festival visa agradar todos os gostos pelas diversas atrações locais, como artesanato, o ecoturismo, o clima serrano muito agrad√°vel e muitas atrações musicais.

Em Pedro II, durante o Festival de Inverno, ser√° realizada, na Serra dos Matões, perto do Morro do Gritador, a XV Feira da Economia Solid√°ria - Promovendo Esperança e Cidadania no Campo que é realizado pela Comunidade Kolping Pedro II. Haver√° shows com artistas da terra, apresentações culturais, venda de produtos org√Ęnicos da agricultura familiar, exposições e vendas da produção dos empreendedores da economia solid√°ria, exposições, artesanato, gastronomia e palestras.

Com uma cultura e produção artesanal pulsante, Pedro II conta com uma gama diversificada de atrações para os turistas que irão ao munic√≠pio para curtir os 4 dias de festival, tais como: a produção da opala, a confecção artesanal de redes, além do ecoturismo, que conta com diversas trilhas, cachoeiras e vistas incr√≠veis.

Além dos palcos principais, que contar√° com a presença de artistas de renome nacional como Duda Beat, Frejat, Chico César e Vanessa da Mata, o festival de inverno contar√° com uma programação especial no Mercado do Artesão, que recentemente passou por uma ampla reforma. L√°, a festa ser√° animada por Gonzaguinha e Raimundo Carneiro, Trupe Apollo e o centro de Ballet Layla Thuany. A programação acontecer√° do dia 8 ao 10, a partir das 15h.

Pedro II (Foto: Thiago Amaral)

Artesanato

Pedro II também possui uma rica produção de artesanato, as redes produzidas por artesãs no munic√≠pio são um show à parte. O munic√≠pio é conhecido como a "terra da rede". O artesanato voltado para as redes iniciou no final do século XIX, com a chegada do padre Joaquim de Oliveira e suas irmãs, Honorinda, Marina e Severa, que introduziram a arte da confecção de redes utilizando teares de grade.

O Mercado dos Artesãos é também uma ótima pedida para quem deseja conhecer e se aprofundar nas produções de artesanato da região. O mercado é um conjunto comercial que conta com diversos produtores que comercializam variados produtos. L√°, o turista vai encontrar desde peças em opala, redes, além de opções gastronômicas com pratos t√≠picos locais.

Minas de Opala

Uma das atividades que atraem olhares de todo o mundo é a extração do mineralóide Opala, uma pedra preciosa que é encontrada somente na Austr√°lia, Pedro II e mais recentemente descoberto também em Marte. Em Pedro II é poss√≠vel fazer visitas em minas que contemplam a cadeia de produção de jóias e decoração feitas com a pedra.

A mais famosa é a mina Boi Morto, uma das maiores do mundo em céu aberto. A mina fica localizada ao pé da Serra do Boi Morto, a 6 Km de Pedro II; o trajeto é feito por uma estrada de piçarra. Essa foi a primeira mina de opala na cidade. A mina do Boi Morto é aberta à visitação, preferencialmente com um guia tur√≠stico, e contempla √°reas relacionadas à extração, como de lavra e ainda de preservação da natureza.

Atrativos turísticos e ecoturismo

Pedro II, a Suiça piauiense, est√° situada a uma altitude de 600 metros em relação ao n√≠vel do mar, proporcionando um clima e atmosfera que contrasta com o clima da região. A cidade possui uma gama de atrações que ano após ano vem atraindo novos turistas e aventureiros: trilhas, cachoeiras, morros e pontos tur√≠sticos.

Repleto de atrações para quem deseja se aventurar na natureza, Pedro II conta com trilhas e estradas vicinais prop√≠cias para a pr√°tica de esportes como ralis e enduros. Outras atrações naturais presentes são as famosas cachoeiras que atraem cada vez mais visitantes para banho e pr√°tica do rapel. Se destacam a Cachoeira do Salto Liso, com 26 metros de altura, e a Cachoeira do Urubu Rei, com cascatas de 76 metros.

O Morro do Gritador, outra grande atração tur√≠stica, é um ótimo local para contemplação da beleza natural da região. Situado a uma altitude de 776 metros em relação ao n√≠vel do mar, o morro fica situado na divisa de Pedro II, Piracuruca, São João da Fronteira e Domingos Mourão. O acesso ao pico é feito através de uma via pavimentada e conta com uma infraestrutura adequada para receber os turistas.

Mirante Morro do Gritador, em Pedro II (Foto: Thiago Amaral)

Rede hoteleira

O turista pode contar com uma ampla rede de pousadas e hotéis para aproveitar todas as maravilhas dispon√≠veis em Pedro II. Durante o festival de inverno, a prefeitura do munic√≠pio conta com uma central de reservas para aluguel de casas disponibilizadas pelos moradores. Através do contato via WhatsApp, pelo n√ļmero (86) 99558-1696, os turistas receberão informações necess√°rias para efetuar reserva em casas domiciliares.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Coment√°rios