Arranjo produtivo da opala do Piauí será discutido nesta quarta-feira (31) para incentivar a produção de joias

A opala concentra todas as cores do arco-íris e encanta todo o mundo

Por Portal O Piauí em 31/05/2023 às 09:33:49

A reunião de apresentação do projeto Arranjo Produtivo Local da Opala (APL) do Piauí, com o tema "Sustentabilidade do Garimpo à Joia", será realizada, nesta quarta-feira (31), no horário de 8h30 às 10h30, no Google Meet com participação do geólogo e professor Erico Gomes.

Segundo o professor Erico Gomes, a intenção é rearticular e reorganizar esse arranjo produtivo, envolvendo todos os segmentos do setor, incluindo garimpeiro, lapidário e joalheiro. Nesse projeto serão discutidas ações como recuperação ambiental de área de garimpo degradada, capacitação para garimpeiros na extração de opalas, cursos de lapidação e empreendedorismo.

O percurso produtivo da gema à joia de opala envolve diversos profissionais e fortalece a economia local, envolvendo desde o garimpo e a pequena mineração, oficinas de lapidação e de ourivesaria, lojas, guias turísticos, hotéis e pousadas.

A opala concentra todas as cores do arco-íris e encanta todo o mundo. Essa pedra preciosa é encontrada na Austrália e nas minas do município de Pedro II, no norte do Piauí. A cidade está na rota do turismo piauiense e é destaque na força do trabalho e no atrativo de pessoas para a compra e venda de produtos. A cidade de Pedro II é conhecida pela extração de pedras de opala e produção de joias, e conta com atrativos turísticos como o Mirante do Gritador, as cachoeiras do Urubu Rei e do Salto Liso e o Museu da Roça. O município, com temperaturas amenas, está a quase 600 metros de altitude acima do mar.

O Festival de Inverno de Pedro II será realizado de 8 a 11 de junho, por meio de parceira do Governo do Estado, Sebrae-PI e Prefeitura de Pedro II. Mais uma vez, a preciosidade da opala vai ser um dos atrativos para o turistas. A organização do festival estima que um público de 10 mil pessoas participará do evento deste ano, o que vai gerar um incremento na economia, sobretudo, nas áreas da gastronomia, hotelaria, joalheria, e também no turismo.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários