Secretaria da Cultura do Governo do Piauí apoia espetáculo Paixão de Cristo de Floriano

Este ano, terá Guilherme Leicam, como Jesus Cristo; Nívea Maria, como a mãe de Jesus; Roberto Berindelli incorporando Caifás e Nando Rodrigues, que fará Pilatos

Por Portal O Piauí em 16/03/2023 às 14:10:55

A cidade de Floriano, distante cerca de 245 km de Teresina, pulsa cultura e religiosidade. A fé de seu povo aliada à força do teatro impulsionam há 28 anos a realização do espetáculo que narra a vida e morte de Jesus Cristo durante a Semana Santa. Sob a organização do Grupo Escalet, a Paixão de Cristo de Floriano, nos dias 7 e 8 de abril, se consolidou como uma das maiores encenações do Brasil, atraindo público de diferentes regiões.

Para a edição 2023 do evento, os preparativos estão a todo vapor. O espetáculo conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult); da Prefeitura de Floriano, Armazém Paraíba, Ferroleste, Lei Rouanet e governo federal.

Ao todo, cerca de 350 atores estarão em cena, entre eles o elenco convidado já confirmado: Nívea Maria interpretará Maria; Guilherme Leicam dará vida a Jesus; Nando Rodrigues fará Pilatos; e Roberto Berindelli irá incorporar Caifás. As apresentações serão nos dias 7 e 8 de abril, no Teatro Cidade Cenográfica, sempre às 20h, com entrada franca.

O espaço, de 45 mil metros quadrados, conta com cenários monumentais naturais e construídos, além de toda estrutura necessária para receber 5 mil espectadores por apresentação.

História

"A apresentação da Paixão de Cristo do Piauí começou em meados da década de 1990, quando senti o desejo de revitalizar os autos religiosos por meio do teatro. Naquela época, reuni o Grupo Escândalo Legalizado de Teatro, ministramos oficinas e seminários e, então, conseguimos selecionar o elenco para a primeira montagem", lembra César Crispim, autor, diretor e produtor do evento.

O espetáculo foi tomando corpo e proporções cada vez maiores, exigindo que a estrutura do evento também acompanhasse o crescimento diante do público. Foi quando, nos anos 2000, o Grupo Escalet, num ato de ousadia e esforço coletivo, iniciou a construção do Teatro Cidade Cenográfica, que, no ano seguinte, passou a ser o palco oficial da encenação.

"A construção do Teatro Cidade Cenográfica foi um grande passo para tornar a apresentação mais brilhante. Em seguida, resolvemos dar uma dimensão ainda mais grandiosa com a participação de artistas consagrados e famosos para atuarem no espetáculo. Conquistamos maior prestígio e repercussão nacional ao longo desses anos e, hoje, temos orgulho em ser uma das maiores encenações da Paixão de Cristo do Brasil", pontua Crispim.

Até mesmo em 2020 e 2021, quando a pandemia da Covid-19 surpreendeu a população mundial, o espetáculo foi realizado em datas e formato diferentes do tradicional.

"Estávamos com o evento todo preparado para 2020, quando todas as atividades foram suspensas devido ao coronavírus. Aguardamos e seguimos as orientações das autoridades de saúde e, quando foi possível, realizamos a encenação com transmissão on-line. Não podíamos deixar de levar uma mensagem de fé aos fiéis, sobretudo em um momento tão conturbado da nossa história", detalha o diretor.

Pré-produção da Paixão de Cristo de Floriano inicia no Rio de Janeiro

Uma das primeiras etapas de produção da Paixão de Cristo de Floriano (PI) acontece, na verdade, no Rio de Janeiro (RJ). É na capital carioca que representantes do Grupo Escalet se encontram com os atores convidados do espetáculo para fazer as leituras iniciais do texto, com estudo das falas, entonações, velocidade e intensidade da voz.


Segundo César Crispim, autor, diretor e produtor do espetáculo, é neste primeiro contato com o roteiro que o elenco compreende e mergulha na vida do personagem. "É muito importante garantir que o artista está sintonizado com seu personagem, compreendendo o contexto da época em que Jesus viveu e reforçar a importância do projeto para a comunidade local. A participação de atores nacionais na Paixão de Cristo não significa uma presença vip em um evento, mas sim uma contribuição para o engrandecimento da encenação, fortificando os alicerces do teatro em nossa região", pondera.


É nesta viagem ao Rio de Janeiro que a organização também realiza a sessão fotográfica que é utilizada para divulgação do evento, com os artistas já caracterizados e maquiados. "Este ano, vamos contar com a participação especial de Guilherme Leicam, como Jesus Cristo; Nívea Maria, como a mãe de Jesus; Roberto Berindelli incorporando Caifás e Nando Rodrigues, que fará Pilatos. Nossa expectativa é fazer da 28ª edição da Paixão de Cristo de Floriano mais um recorde de público", afirma César Crispim.

O espetáculo de 2023 acontecerá nos dias 7 e 8 de abril, no Teatro Cidade Cenográfica, sempre às 20h, com entrada franca. "A Paixão de Cristo é o momento certo para o convívio em família, para aliviar a mente dos conflitos diários e para refletir sobre nosso papel aqui, enquanto humanos. Então, todos os ingredientes do teatro são usados para garantir que a mensagem toque os corações dos espectadores e o elenco é quem leva essa mensagem; com isso, a relevância de cada artista que compõe esta atividade", finaliza o produtor do espetáculo.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários