Criada em Teresina a Guarda Maria da Penha que intensifica combate à violência contra a mulher

Diariamente, a Guarda Maria da Penha mantém um cronograma semanal de visitas às assistidas pelo programa.

Por Portal O Piauí em 06/03/2023 às 22:58:27
Prefeitura de Teresina coloca em operação a Guarda Municipal Maria da Penha que combate a violência contra as mulheres na capital

Prefeitura de Teresina coloca em operação a Guarda Municipal Maria da Penha que combate a violência contra as mulheres na capital

A Guarda Maria da Penha, grupo especializado da Guarda Civil Municipal de Teresina, intensifica o combate à violência durante o mês dedicado às mulheres. Serão realizadas ações para fortalecimento da autonomia, empoderamento e proteção da mulher, bem como para o envolvimento da sociedade no sentido de interromper o ciclo de agressão. O mês também será marcado por entrega de uma viatura nova para reforçar a atuação na capital.

"Estaremos em empresas, escolas e espaços públicos como os parques da nossa capital. A ideia é mostrar a importância e o valor da mulher na sociedade, levar conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres", destaca Willyara Silva, gerente da Guarda Maria da Penha.

Ela pontua ainda que o momento é oportuno para sensibilizar mulheres vítimas e a sociedade em geral para não se calarem diante de casos de violência.

Atualmente, a Guarda Maria da Penha assiste à 64 mulheres que sofreram algum tipo de agressão e são amparadas pela Justiça através de medida protetiva.

"Vamos buscar sensibilizar mulheres que sofrem ou que conhecem alguma mulher que passa por violência doméstica. Não aceitem mais esse tipo de situação. Busquem ajuda, denunciem! Podemos interromper esse ciclo e evitar que algo mais grave aconteça", alerta a gerente.

Diariamente, a Guarda Maria da Penha mantém um cronograma semanal de visitas às assistidas pelo programa.

"Essas visitas podem ocorrer mais de uma vez por semana quando a mulher está em uma vulnerabilidade maior, está sofrendo ameaças ou suspeita de quebra da medida pelo agressor. Trabalhamos 24 horas por dia e e esse é um dos nossos grandes diferenciais, porque podemos ir na casa de quem precisa pela manhã, tarde ou noite. Todas as informações repassamos para o Centro de Referência Esperança Garcia (CREG) para que essas mulheres possam ser encaminhadas para uma assistência jurídica, social, terapêutica ou outra que tiver necessidade", explica a gerente.

Willyara Silva destaca ainda o impacto positivo da atuação da Guarda Maria da Penha que conta com agentes capacitados para atuar em casos de violência doméstica, incluindo mulheres, que podem ser acionados através do 153 ou pelo telefone embarcado nas viaturas.

"Elas se sentem à vontade. Muitas não querem nem perder a Guarda Maria da Penha em suas casas. Muitas saem do ciclo de violência, mas não querem deixar de receber a visita, pois confiam no nosso trabalho. A ideia do nosso comandante é capacitar toda a corporação para atuar na proteção das mulheres", conclui a gerente do grupo especializado.

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários