Aeródromo de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, será concluído até o final do ano para estimular o turismo e gerar empregos

A obra fica em uma área estratégica próximo a várias comunidades que irão se beneficiar quando esse aeródromo estiver concluído e estiver operando para receber os turistas

Por Portal O Piauí em 19/02/2023 às 15:17:40
(Foto: Djalma Batista/Em Cajueiro da Praia)

(Foto: Djalma Batista/Em Cajueiro da Praia)

O Piauí está entre os estados do Brasil que mais têm belezas naturais e atrativos turísticos, de Norte a Sul e de Leste a Oeste; e na parte central. São muitas belezas que, infelizmente, ainda não foram devidamente descobertas e exploradas pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Diante disso, a principal meta e esforço do governador do Piauí, Rafael Fonteles, nesta área, é tornar nossas potencialidades motores de geração de riquezas e de empregos para a população.

É um trabalho desafiador, já que é preciso ter muitos recursos orçamentários para infraestrutura e capacitação do receptivo. Mas não será difícil já que há a perspectiva de que recursos federais voltados para a preservação de florestas terminem contribuindo para a melhorar o setor turístico. Não se sabe ainda quanto a isso, mas o meio ambiente estará na ordem do dia com a ampliação do Fundo Internacional Amazônico e com a necessidade de se investir na defesa do meio ambiente.


Muito já se disse, mas não custa lembrar que o turismo é a indústria sem chaminé por gerar dinheiro e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente. O próprio governador Rafael, em sua ida à Assembleia Legislativa do Piauí no último dia 2, falou sobre a baixíssima quantidade de turistas que o Brasil recebe todos anos, mesmo tendo a Amazônia, Pantanal, Cataratas do Iguaçu, as belezas naturais do Piauí e de todas regiões, o que requer uma ação ampla de fortalecimento do setor.

Cajueiro da praia é um importante berçário do Cavalo marinho, no litoral do Piauí, que é importante atrativo para os turistas e para os projetos de preservação e conservação.

Com o objetivo de melhorar o turismo no litoral do Piauí, o govenador Rafael Fonteles visitou, nesse sábado (18), o local onde está sendo construído o aeródromo de Cajueiro da Praia, município piauiense onde está localizada a Barra Grande. Já na manhã deste domingo (19), o chefe do Executivo piauiense visitou o Cajueiro Rei, local onde está sendo construído um mirante de observação do peixe boi marinho.

Cajueiro da Praia é também berçário do Peixe Boi marinho, animal importante que encontra alimentação abundante no litoral do Piauí para sobreviver e continuar se reproduzindo.

A obra do aeródromo está sendo executada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). O governador destacou que esse é um dos 29 aeródromos que deverão estar em funcionamento até o fim deste ano no Piauí. "Alguns deles, assim como este de Cajueiro da Praia, inclusive permite o balizamento noturno nos pousos e decolagens", destacou o governador.

A estrutura terá pavimentação asfáltica com tratamento superficial duplo com extensão de 1.400 metros e largura de 23 metros, com balizamento noturno e tem o custo estimado de R$ 7.349.175,57.


"É uma obra importante para estimular o turismo que é a grande atividade econômica de Cajueiro da Praia. O local fica bem próximo de Barra Grande, cerca 13 Km, e de Cajueiro da Praia, uma distância semelhante. Fica bem próximo à BR-402, cerca de 5 Km, via que liga o litoral do Piauí ao litoral do Ceará. Ele fica em uma área estratégica próximo a várias comunidades que irão se beneficiar quando esse aeródromo estiver concluído e estiver operando para receber os turistas do Brasil inteiro que já conhece e ama a praia de Barra Grande, de Cajueiro, a Barrinha e tantas outras praias do litoral piauiense", enfatizou Rafael Fonteles.

O gestor disse que a atividade turística é uma das grandes motrizes do desenvolvimento e da geração de emprego e renda. "É desenvolvendo a infraestrutura que vamos atrair os turistas nacionais e até internacionais", disse Rafael.


Visita ao Cajueiro Rei

Em sua passagem pelo litoral piauiense, o governador também visitou o Cajueiro Rei, localizado no Município de Cajueiro, onde já está sendo construído um mirante para que os turistas e visitantes possam do alto ver a copa da árvore, que pode vir a ser considerada o maior Cajueiro do Mundo, entrando para o Guiness Book.

"Sem dúvidas vai ser uma atração turística entre tantas outras que temos no litoral do Piauí. É o turismo gerando emprego, renda, lazer e entretenimento para o povo do Piauí e do mundo", finalizou Fonteles.


Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários