Em Teresina, quem quer um carnaval relaxante e sem agitação, tem a opção dos parques ambientais

Teresina tem muitas opções de lazer no carnaval para quem quer fugir da folia carnavalesca

Por Portal O Piauí em 19/02/2023 às 13:31:36
O Encontro dos Rios de Teresina é um dos lugares mais importantes para se fazer um passeio, comer uma piaba assada e conhecer o Polo Cerâmico.(Foto: Djalma Batista)

O Encontro dos Rios de Teresina é um dos lugares mais importantes para se fazer um passeio, comer uma piaba assada e conhecer o Polo Cerâmico.(Foto: Djalma Batista)

O carnaval está a todo vapor em Teresina depois de mais de dois anos sem folia por causa da pandemia, mas nem todos estão em ritmo de festa ou com desejo de pegar a estrada para curtir a folia em outros locais. Para quem vai ficar em Teresina, as opções de lazer são das mais relaxantes com os parques da Prefeitura que são administrados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam).

Mas é importante analisar a questão da segurança nestes locais já que a cidade está meio deserta durante o dia. As temperaturas mais amenas previstas para todo o feriado só ajudam a fazer o passeio mais agradável.

Atualmente, os parques da Prefeitura administrados pela Semam em atividade são o Parque da Cidadania, no Centro; Parque da Macaúba, na zona Sul; Parque Matias Matos, Encontro dos Rios e Parque da Cidade, na zona Norte; e Parque das Crianças, na zona Leste, que dia 18 de fevereiro completou seu primeiro aniversário e já é um dos preferidos dos pequenos e seus pais.

Em Teresina, existe também o Bioparque Zoobotânico, que é administrado por PPP, onde as pessoas podem fazer um passeio agradável e curtirem a natureza que está por toda parte.

A beleza da paisagem do Parque da Cidadania, na região central de Teresina. Foto: Divulgação (Semam)

Com a Horta das Crianças, projeto de plantio de legumes e hortaliças inaugurado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Semam, em outubro, além de brinquedos e quase 1 hectare de área verde, o Parque das Crianças é uma ótima opção para o lazer da família nestes dias.

Placa mostra que o Parque da Cidadania ganhou hora extra de funcionamento aos fins de semana. Foto: Divulgação (Semam)

Já o Parque da Cidadania, além do lago, pistas de caminhada, muitas árvores e espaço para piquenique e relax, conta neste feriado com uma exposição de arte. Trata-se da instalação Escafandro, da artista plástica Tássia Araújo, com curadoria de Ronne da Cruz e Marcus Batista.

Instalação Escafrandro, da artista plástica Tássia Araújo, em cartaz no Parque da Cidadania. Foto: Divulgação (Semam)

A série de paineis fotográficos está disposta como cartazes em um muro pintado de azul e, segundo Tássia, leva o público a um passeio visual e poético a uma Teresina que não existe mais, a não ser na memória dos que viveram o que ali se retrata, como um domingo no Clube das Classes Produtoras o a imagem de uma criança indo à escola.

Trilhas e muito verde

Já o Parque da Cidade, na zona Norte, oferece uma exuberância vegetal que dá ao visitante a sensação de estar fora da capital. Além das trilhas para caminhada e prática de mountain bike — o parque acaba de sediar prova do calendário da Federação de Ciclismo do Piauí (FCP) –, há muitas espécies de árvores para contemplar, como ipês, jatobás, sapucaias, aroeiras, caneleiros, e jacarandás.

Também na zona Norte, o Parque Matias Matos é outro com muitas opções: são quadras esportivas, lanchonetes, calçadas pavimentadas e áreas verdes e uma pista de corrida e cooper profissional que circunda a lagoa que faz a fama do lugar.

A pista do Matias Matos circunda a lagoa do parque e é um convite ao esporte. Foto: Divulgação (Semam)

A mesma vocação de lazer urbano oferece o Parque Ambiental da Macaúba, que costuma ser bastante movimentado pelos praticantes da caminhada nas primeiras horas do dia e no cair da tarde mas, neste feriado, deve ter movimento extra também na área de convívio social, bem equipada com lanchonetes.

Confira os horários dos parques da prefeitura no carnaval

Parque Ambiental Estação Cidadania
Entrada 1: Avenida Frei Serafim, 110, Cabral
Entrada 2: Rua Paraíso, 600, Cabral (estacionamento)
Seg. à sex. e feriados: 5h30 às 10h; 16h às 21h30
Sab. e dom.: 5h30 às 22h30

Área de Proteção Ambiental Prefeito João Mendes Olímpio – Parque da Cidade
Avenida Duque de Caxias, 3470, Primavera
Diariamente: 5h30 às 21h

Parque das Crianças
Avenida Raul Lopes, 102, Ininga
Diariamente: 6h às 21h

Parque Ambiental Matias Augusto Matos de Oliveira Matos – Parque Matias Matos
Rua Santa Clara, 1318-1762, Mocambinho
Seg. à sex.: 5h30 às 10h; 16h às 21h30
Sab., dom., feriados: 5h30 às 11h; 16h às 21h30

Parque Ambiental da Macaúba
Rua Vinte e Um de Abril, 1651-1699, Macaúba
Diariamente: 6h às 21h

Parque Ambiental Encontro dos Rios
Rua Desembargador Flávio Furtado, Olarias
Seg. à sex.: 9h às 16h
Sab., dom., feriados: 9h às 16h

Comunicar erro
BANNER QUEIMADAS

Comentários