Estudante piauiense que mora em Roraima diz que a maior saudade é da família e do litoral do Piauí

Ela fala sobre a experiência de ter se mudado para Roraima e afirma que lá tudo remete à cultura indígena

Por Portal O Piauí em 15/12/2021 às 19:52:18

Alice Maria é uma estudante piauiense, 16 anos, que, por conta do trabalho do seu pai, hoje mora em Boa Vista, Roraíma, na região Norte do Brasil. Mas sente aquela saudade do Piauí, de sua culinária, família e, principalmente, do mais lindo litoral do mundo que, para ela, é o do Piauí.

Se você é piauiense e, também, sente aquela saudade, converse um pouco com o Eita Saudade do Piauí! e venha aquecer o coração conosco e matar um pouco essa saudade arretada!


Qual sua maior saudade do Piauí?

A minha maior saudade do Piauí é, sem dúvida, a que sinto da minha família que ficou em Teresina. Mas eu também não poderia deixar de destacar o litoral piauiense, a cultura piauiense que envolve as comidas típicas, o sotaque, as pessoas, os pontos turísticos, tudo o que envolve essa raiz piauiense, que foi o meio em que eu cresci, e que eu não trocaria por nada. Foi onde eu vivi até os meus 16 anos de vida.



O que levou você a deixar o Piauí?

Bom, o motivo que me levou a morar em outro estado foi por conta do trabalho do meu pai. Ele foi transferido e assim, consequentemente, tivemos que acompanhá-lo para Roraima.


Conte um pouco sobre sua experiência com essa mudança de estado.

Minha experiência inicial não foi das melhores, por ter sido muito difícil compreender a ideia de você vir para um lugar onde você não conhece absolutamente nada e nem ninguém, numa cultura totalmente diferente da sua. Então, bateu aquele desespero, você fica deprimido, fica mal, mas conforme você vai conhecendo o lugar, os costumes, as pessoas em si, você vai se adaptando e percebendo que o diferente, muitas vezes, nos surpreende, entendeu?

É a questão de adaptação mesmo. E o local é muito bom, as pessoas são muito receptivas, a comida aqui é muito boa, me adaptei muito com essa questão. Os pontos turísticos são lindos. É uma cultura muito única, é uma cultura que você vem e fala: é região Norte. É muito forte a cultura aqui. E por aqui é tudo muito bonito, tudo muito cuidado, entendeu? Tudo remete à cultura indígena. Aquela coisa única, sabe? Você vê que faz parte da cultura do seu país. Então, é sempre bom você estar conhecendo novos lugares para você quebrar aquele desconhecimento existente, consequentemente ficando com receio de conhecer o novo. Mas é uma das melhores experiências da minha vida estar morando em Roraima.


Você pretende volta ao Piauí para morar ou vem só a passeio?

Por incrível que pareça, essa questão de voltar a morar no Piauí me deixa muito entre a cruz e a espada, porque eu tenho minha família lá, que eu tanto amo, assim como eu amo o estado em si, mas eu não sei se voltaria. Eu sentia muito a vontade de regressar ao Piauí assim que cheguei a Boa Vista, mas com o tempo, fui percebendo que o melhor para mim é aqui, por mais que minha família esteja lá. Eu prezo muito pela minha família, e estar perto dela é super importante. Mas, de verdade, eu prefiro aqui. Eu acho que em Roraima, sou mais feliz. Agora, se eu pudesse, e se a passagem não fosse tão cara, visitaria o Piauí todo mês. Pela minha família e pelo litoral mais lindo do mundo que eu amo.


Fale sobre o Piauí.

Meu amor pelo Piauí é muito grande. Digo com todo orgulho que sou piauiense e amo de paixão esse lugar que nasci e morei até os 16 anos; e sempre que puder estarei por lá, revendo e curtindo tudo que adoro na minha terra!



Fonte: Portal O Piauí.com

BANNER QUEIMADAS